5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 24 Março 2020

A nível internacional, o dia será marcado por reuniões do G7 e Eurogrupo. Por cá, há debate quinzenal, o primeiro depois de ter sido decretado o estado de emergência em Portugal.

O coronavírus continua a marcar a atualidade nacional e internacional. Lá fora, os ministros das Finanças da Zona Euro voltam a reunir-se para discutirem medidas, por forma a conterem o impacto económico do Covid-19. Em Espanha, o Conselho de Ministros reúne-se para provar o pedido para prolongar o estado de emergência até 11 de abril. Suspensão da maioria dos voos da Ryanair começa esta terça-feira.

Primeiro debate quinzenal após estado de emergência

Às 15h00 desta terça-feira o Parlamento reúne para realizar o primeiro debate quinzenal desde a declaração do estado de emergência na semana passada. O arranque do debate está a cargo do Bloco de Esquerda, sendo que o hemiciclo contará com uma lotação bem mais pequena do que o habitual devido às restrições de presenças de deputados e governantes imposta pelas novas regras do Parlamento a vigorar em tempos de coronavírus. O debate sempre avançou depois de a conferência de líderes assim o decidir e isto apesar de o PSD defender que o debate não deveria acontecer por contrariar as regras de concentração de pessoas decretadas pelo Governo.

Eurogrupo reúne. Coronabonds na calha?

Os ministros das Finanças da Zona Euro voltam a reunir-se, nesta terça-feira. O encontro por vídeoconferência visa discutir possíveis medidas para uma nova linha de defesa contra o surto de Covid-19, visando uma “resposta coordenada” aos impactos económicos. Na mira poderá estar a emissão de eurobonds, sendo que Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, também irá participar.

Conselho de Ministros espanhol prolonga estado de emergência

O Governo espanhol decidiu pedir autorização ao Parlamento para prorrogar por mais 15 dias o “estado de emergência” que vigorou até ao passado sábado. Esta terça-feira será a ocasião de o Conselho de Ministros espanhol aprovar o pedido para prolongar o estado de emergência até 11 de abril.

G7 reúne por videoconferência devido ao coronavírus

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido vão reunir-se esta terça-feira por videoconferência devido à pandemia de Covid-19. O encontro, que estava inicialmente previsto para Pittsburgh, na Pensilvânia e termina a 25 de março.

Ryanair cancela quase todos os voos a partir de hoje

Depois de ter anunciado uma forte redução nas viagens, a Ryanair foi mais longe e decidiu suspender quase a totalidade dos voos. A partir da meia-noite desta terça-feira, a maioria dos aviões da Ryanair deverão ficar em terra, com a exceção de “um número muito reduzido de voos” que “serão operados para manter um nível de conectividade essencial, principalmente entre o Reino Unido e a Irlanda”, informou a companhia aérea em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião