Inquilinos pedem pagamento das rendas até dia 15 de cada mês

  • Lusa
  • 23 Março 2020

Para fazer face às dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus, associações de inquilinos pediram ao Governo a extensão do período de pagamento das rendas até dia 15 de cada mês.

As associações dos inquilinos Lisbonenses, dos inquilinos e condóminos do Norte e de Setúbal pediram ao Governo a adoção de medidas excecionais perante a covid-19, como a extensão do período de pagamento de rendas.

Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, a Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL), a Associação dos Inquilinos e Condóminos do Norte e a Inquiset – cooperativa de inquilinos de Setúbal pediram ao Governo “a extensão do período de pagamento das rendas” até ao dia 15 de cada mês, durante o estado de emergência.

Por outro lado, as associações defendem que, nos casos de redução de rendimentos dos inquilinos habitacionais, seja aplicada uma redução de igual percentagem nas respetivas rendas, “sendo o diferencial subsidiado pela Segurança Social diretamente ao senhorio”, bem como que o subsídio ou isenção de IRS seja concedido apenas aos senhorios “cujas rendas não sejam especulativas”.

Os inquilinos e condóminos querem ainda que seja decretada a obrigatoriedade de as rendas serem pagas através de depósito ou transferência bancária, mitigando a transmissão do novo coronavírus.

“As associações subscritoras não estão a reclamar, ao momento, a revogação da atual legislação e a elaboração e aprovação de nova legislação do arrendamento. Apenas se limitam a requerer medidas excecionais, ponderadas e ajustadas, para uma situação excecional”, lê-se no documento.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Inquilinos pedem pagamento das rendas até dia 15 de cada mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião