Está a ter cuidado com o seu lixo por causa do vírus? Ministro do Ambiente explica como se faz

Com muitas pessoas em casa, em cumprimento da obrigação de recolhimento, o ministro reconhece que houve um aumento substancial da produção de resíduos em zonas residenciais.

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, divulgou esta quarta-feira um vídeo oficial no qual apela aos portugueses para seguirem as regras de eliminação de luvas e de máscaras (através do lixo indiferenciado e nunca nos ecopontos) e, também, para que façam uma gestão mais cuidada dos resíduos urbanos.

Com muitas pessoas em casa, em cumprimento da obrigação de recolhimento, o ministro reconhece que houve um aumento substancial da produção de resíduos em zonas residenciais.

O governante deixa também um agradecimento aos profissionais da higiene urbana e da gestão de resíduos. “Na mensagem, Matos Fernandes agradece a todos os que estão, agora e sempre, na linha da frente, garantindo a higiene pública de que todos desfrutamos. O ministro pede aos trabalhadores que sigam escrupulosamente as medidas de segurança, nomeadamente reforçando a higiene dos equipamentos de proteção individual”, diz o MAAC em comunicado enviado as redações.

Siga as dicas do ministro do Ambiente e da Ação Climática para uma boa gestão do lixo, em tempos de pandemia:

  • Todos os resíduos produzidos em casas com casos de infeção ou suspeita de contaminação devem ser colocados no lixo comum. O saco do lixo não deve ser completamente cheio e deve certificar-se que é colocado dentro de outro saco.
  • As luvas, máscaras e os lenços de papel (mesmo sem estarem contaminados) devem ser sempre colocados no lixo comum, e nunca, mas nunca, no ecoponto ou na sanita.
  • Neste momento não se deve deixar no exterior da casa móveis, colchões ou outros “objetos fora de uso”. Os serviços de higiene urbana precisam de racionar os seus recursos neste momento e a recolha de “monos” não é urgente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Está a ter cuidado com o seu lixo por causa do vírus? Ministro do Ambiente explica como se faz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião