Estímulos orçamentais puxam pelas bolsas europeias. Lisboa ganha 4%

As principais praças europeias mantêm a tendência de ganhos da última sessão, assim como a bolsa portuguesa. Investidores aplaudem estímulos orçamentais.

Os estímulos orçamentais para responder ao surto de coronavírus estão a dar confiança aos investidores na Europa. As principais praças europeias seguem em forte alta pela segunda sessão consecutiva, com o português PSI-20 a ganhar 405% para 4.038,930 pontos.

Este é o valor mais elevado em duas semanas do índice, que não negociava acima dos 4 mil pontos desde 11 de março. Entre as cotadas que mais sobem estão as do setor do papel e pasta de papel: a Altri avança 8,1%, a Navigator 3,51% e a Semapa 5,17%.

Na energia, a EDP sobe 4,35%, a EDP Renováveis valoriza 2,82% e a Galp Energia dispara 4,05%. A REN — que irá apresentar resultados esta quarta-feira — soma 6,3%. O BCP sobe 4,83% e a Jerónimo Martins avança 1,3%.

Os fortes ganhos generalizados nas ações estão a ser suportados pelo acordo conseguido nos EUA. Os líderes do Senado norte-americano e a Administração de Donald Trump deram luz verde a um mega pacote de estímulos orçamentais para responder ao surto de Covid-19. São 2 biliões de dólares (equivalente a 1,85 biliões de euros) para ajudar relançar a maior economia mundial.

Do lado da Europa, que continua a ser o foco da pandemia, o Eurogrupo não chegou a um entendimento em relação às coronabonds, mas Mário Centeno garantiu que nenhuma solução foi posta de lado. “Há amplo apoio para considerar uma salvaguarda de suporte a crises pandémicas com base num instrumento de precaução existente no ESM como uma linha de crédito com condições reforçadas (ECCL, sigla em inglês)”, frisou.

As várias iniciativas que se multiplicam causaram na terça-feira um forte rally, que se prolonga nesta sessão. Após o disparo de 8% da bolsa de Tóquio e de 2% de Xangai, a Europa segue em alta. O índice Stoxx 600 ganha 3%, o alemão DAX sobe 2,64%, o francês CAC 40 avança 2,6% e o espanhol IBEX 35 soma 2,85%.

(Notícia atualizada com cotações às 10h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estímulos orçamentais puxam pelas bolsas europeias. Lisboa ganha 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião