Coronavírus faz disparar consumo de TV. Tempo de publicidade recua

42% da população portuguesa está a trabalhar a partir de casa, o que levou o consumo de televisão a disparar nas últimas semanas. Já o tempo de publicidade médio diário recuou mais de quatro horas.

Uma sondagem da Marktest concluiu que quase metade da população portuguesa está em modo de teletrabalho, à medida que o coronavírus vai infetando cada vez mais gente no país. Este estado de quarentena, voluntária mas generalizada, resultou num “acréscimo muito significativo” das audiências de televisão, enquanto o tempo de publicidade caiu.

“O receio pela doença, os apelos para o isolamento social e o estado de emergência entretanto decretado pelo Presidente da República levaram a que 42% da população esteja em teletrabalho (de acordo com sondagem Marktest) e que as pessoas fiquem o mais resguardadas possível em casa. Essa situação levou a um acréscimo muito significativo em termos de audiências televisivas”, aponta a empresa num comunicado.

Enquanto a audiência média do total de televisão a 8 de março tinha sido de 25,9%, no domingo de 15 de março foi de 31,6%. Já com a pandemia bem ativa em Portugal, esta percentagem continuou a crescer e alcançou 33,2% no passado domingo, 22 de março.

Fonte: CAEM / MediaMonitor (YumyAnalytics Desktop – Total Dia – Universo)

“Este consumo de TV tem-se verificado quer nos canais FTA [de acesso gratuito], isto é, a RTP1, a RTP2, a SIC e a TVI, quer nos canais por cabo, quer ainda nos outros (que inclui todo o tipo de outros consumos como gravações com mais de sete dias, streaming, jogos de consolas, etc.), com a última semana a registar valores de audiência média bastante superiores aos valores habitualmente registados”, indica a Marktest.

Contudo, estes aumentos nas audiências não se estão a traduzir num aumento de publicidade, o que pode ser explicado pelo menor apetite dos anunciantes ou por uma maior dedicação de tempo de antena à informação.

“Quando olhamos para o panorama da publicidade, podemos verificar que o tempo de publicidade nos canais FTA sofreu uma quebra de 4 horas e 34 minutos no dia 22 de março, face à média diária do período de 6 de janeiro a 8 de março”, que foi de 12 horas e 39 minutos”, referem os dados recolhidos pela Marktest. Esta métrica não inclui as comunicações das próprias estações.

Fonte: CAEM / MediaMonitor (YumyAnalytics Desktop – Caem-TV)

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