Rui Rio questiona empresas que vão pagar dividendos: “Estarão a lucrar com a crise?”

  • ECO
  • 27 Março 2020

Líder dos sociais-democratas deixa uma crítica implícita às empresas que vão pagar dividendos aos acionistas. Diz que os tempos de crise que se avizinham aconselham a uma estratégia mais prudente.

Rui Rio questiona as empresas que vão distribuir dividendos pelos acionistas, numa altura em que a economia apresenta sérias dificuldades provocadas pela pandemia do Covid-19. “Estarão as empresas a lucrar à custa da crise?”, interrogou o presidente do PSD no Twitter.

“Parece que há empresas que querem distribuir dividendos relativos a lucros de 2019”, comentou Rui Rio num tweet publicado esta sexta-feira. Isto para depois questionar se é uma estratégia razoável face ao atual ambiente de incerteza na economia devido à propagação do vírus.

Estarão tão capitalizadas que aguentam um encontrão, cuja dimensão desconhecem? Estarão a ter lucros à custa da crise? Será ganância do acionista? Ou irão depois pedir acesso a crédito bonificado?“, questionou o líder social-democrata.

Está a chegar a época dos dividendos na bolsa portuguesa. Várias empresas já anunciaram que vão remunerar os acionistas com base nos lucros registados em 2018. Por exemplo, esta quinta-feira, a EDP Renováveis aprovou em assembleia-geral um dividendo de oito cêntimos.

Há vários outros casos no PSI-20, incluindo a Jerónimo Martins vai pagar um dividendo de 34,5 euros por ação e a REN, que anunciou esta terça-feira dividendos de 17,1 cêntimos, ou a EDP, que tem em cima da mesa uma proposta para pagar aos acionistas 19 cêntimos por ação.

Também há quem já tenha congelado a remuneração acionista para se proteger da crise que se avizinha: esta quinta-feira o BCP decidiu cancelar o pagamento de dividendos para reforçar o capital do banco. A instituição liderada por Miguel Maya manteve a compensação aos trabalhadores, a quem vai pagar até 1.000 euros, pelos cortes salariais entre 2014 e 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rio questiona empresas que vão pagar dividendos: “Estarão a lucrar com a crise?”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião