BCP cai 4% após congelar dividendo. Bolsa perde 2%

Foram 14 as cotadas nacionais que fecharam no vermelho, com BCP a deslizar 4% depois de cancelar dividendo. PSI-20 caiu quase 2%, assim como as bolsas europeias. Vírus continua a pressionar mercados.

As ações do BCP desvalorizaram esta sexta-feira 4%, depois de o conselho de administração ter cancelado o dividendo por causa do impacto da crise do coronavírus. Com 14 cotadas em terreno negativo, a bolsa de Lisboa fechou a semana em queda. Assim como as restantes praças europeias, à medida que a pandemia do vírus vai afetando a economia.

O PSI-20, o principal índice português, caiu 1,76% na sessão, encerrando nos 3.942,86 pontos. O BCP foi um dos destaques do dia, pela negativa. Os títulos do banco desvalorizaram 4,0% para 0,1055 euros, isto depois de congelar o dividendo para reforçar o capital e a instituição face à incerteza provocada pela pandemia Covid-19.

Com piores desempenhos fecharam a Navigator, Mota-Engil e Semapa, todos com quedas superiores a 4%.

BCP cai 4%

Entre as grandes cotadas nacionais, também a EDP e EDP Renováveis caíram 1,76% e 1,18%, para 3,518 euros e 10,08 euros, respetivamente. A Galp também cedeu 0,57% num dia em que os preços do petróleo voltam a registar quedas acentuadas nos mercados internacionais.

Lá por fora, o fecho da semana também se fez em terreno negativo. O Stoxx 600 caiu 3,34% para 310,65 pontos. As bolsas de Madrid, Milão e Frankfurt também cederam entre 3% e 4%. Já o francês CAC 40 perdeu 4,23%.

“É difícil antecipar se este recuo constitui uma normal correção após os ganhos dos últimos três dias ou marca de uma inversão no sentimento dos investidores”, referiram os analistas do BPI no comentário de fecho.

“Hoje, os investidores avaliaram a evolução da propagação deste vírus e a ausência de um plano concertado por parte da Europa em resposta a esta pandemia. De facto, os países da União Europeia continuam a não conseguir chegar a um entendimento relativamente à elaboração de um plano coordenado para enfrentar a atual crise”, adiantaram ainda.

Do outro lado do Atlântico, as bolsas norte-americanas estão a recuar perto de 3% com os receios de que os EUA se tornem no centro da pandemia do novo coronavírus, depois de terem ultrapassado a China com mais casos de infeções.

(Notícia atualizada às 16h57)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP cai 4% após congelar dividendo. Bolsa perde 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião