Torneio de Wimbledon é cancelado embora tenha seguro de pandemia

  • ECO Seguros
  • 1 Abril 2020

A decisão de cancelamento da edição anual do mais antigo torneio de ténis foi anunciada pela WTA e justificada pela pandemia do novo coronavírus.

A decisão conjunta da WTA e do ATP traduz o primeiro cancelamento do torneio desde a Segunda Guerra. A edição deste ano, agendada para decorrer de 29 de junho a 12 de julho, foi cancelada em conjunto com a temporada preliminar da modalidade.

De acordo com um comunicado da associação mundial da modalidade (WTA): “Esta não é uma decisão que a WTA e os nossos membros tomem com ânimo leve”. Embora “partilhando a deceção pelo adiamento da temporada, a nossa prioridade continua a ser apoiarmo-nos uns aos outros durante este tempo sem precedentes e trabalhar juntos como um desporto na preparação de voltarmos ao jogo”, afirma Steve Simon, presidente e CEO da WTA.

Ainda, de acordo com o comunicado, a suspensão entra em vigor para todos os níveis do ténis profissional, incluindo o ATP Challenger Tour, bem como o ITF World Tennis Tour, explica a WTA adiantando que a agenda para depois de 13 de julho permanece, por enquanto, sem alterações.

Depois da decisão sobre Wimbledon, a federação norte-americana da modalidade (USTA) anunciou que mantém em agenda a realização do US Open, calendarizado para o período entre 31 de agosto e o dia 13 do mês seguinte.

Organização de Wimbledon tem apólice contra pandemia

O All England Lawn Tennis Club, responsável pelo torneio de Wimbledon, é titular de uma apólice de seguro que cobre pandemias globais. A cobertura foi contratada há poucos anos e abrange o reembolso de bilhetes de acesso ao grand slam, noticiou o jornal britânico Times, antes do anúncio de cancelamento do evento.

O vice-presidente da Federação Alemã de Ténis, Dirk Hordorf, havia dito à Sky Sports alemã: “Wimbledon foi o único grand slam suficientemente clarividente para comprar um seguro contra uma pandemia mundial.”

As fontes não indicam o custo da cobertura contratada, mas adiantam que a adesão a um seguro contra pandemia “não é elevada”. Este tipo de cobertura tem sido atualidade noticiada desde os primeiros sinais de propagação da covid-19, pandemia global associada ao novo coronavírus.

Por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos (Tóquio2020) e campeonatos de diversas modalidades têm vindo a ser cancelados por todo o mundo. No ténis, o Estoril Open, que deveria começar a 5 de abril e terminar em maio, também foi suspenso, segundo decisão recente da associação internacional.

Após análise cuidadosa e devido ao surto contínuo de Covid-19, todos os torneios do ATP e WTA não serão realizados conforme programado”. A decisão “inclui os torneios combinados ATP/WTA em Madrid e Roma, bem como os eventos WTA em Estrasburgo e Rabat e o ATP em Munique, Estoril, Genebra e Lyon”, já havia anunciado recentemente a entidade que tutela a modalidade. Faltava o veredicto para Wimbledon.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Grã-Bretanha permanece sob confinamento obrigatório desde a semana passada, tendo sido proibidas reuniões públicas de mais de duas pessoas, permitindo-se que os residentes de Londres e outras circunscrições saiam de suas casas apenas para comprar o necessário, fazer exercícios e viajar para o trabalho.

A mortalidade pela doença no país ascende a mais de 2 300 falecidos até ao momento, com cifra diária do último balanço a superar 560 vítimas mortais em 24 horas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Torneio de Wimbledon é cancelado embora tenha seguro de pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião