Evolução da pandemia e resposta política “cruciais” para recuperação de países da Zona Euro

  • Lusa
  • 6 Abril 2020

Agência da DBRS diz que a evolução da pandemia de Covid-19 e a eficácia das políticas vão ser "cruciais" para a recuperação das economias da Zona Euro.

A evolução da pandemia de Covid-19 e a eficácia das respostas políticas serão “cruciais” para a recuperação dos países da Zona Euro, segundo um relatório da DBRS Morningstar divulgado.

Segundo as estimativas da agência de notação financeira canadiana, em 2020 a Zona Euro terá um crescimento “muito menor” devido à crise provocada pela pandemia, que partiu de um ponto de partida que já estava fraco.

Além do impacto na indústria, no comércio e na confiança do consumidor, a agência de notação financeira vê ainda um impacto negativo adicional para Itália, Espanha, Grécia e Portugal devido ao colapso do turismo, ao qual estão particularmente expostos.

O turismo, incluindo os efeitos indiretos, representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em cada um destes países, refere.

A DBRS Morningstar sinaliza ainda que os dados macroeconómicos, como a confiança do consumidor e o índice PMI, já começaram a destacar a “seriedade” do choque.

Assim, refere, olhando para o futuro, embora a gravidade e a duração da contração económica sejam desconhecidas, a recuperação económica no longo prazo dependerá em grande parte da resposta política dada à crise.

A agência afirma que aguardará para perceber até que ponto as medidas de contenção do vírus no lado médico se tornam bem-sucedidas, para que as restrições e suspensões das viagens possam ser facilitados e pela eficácia das respostas da política orçamental e monetária para mitigar o impacto nas economias da Zona Euro e apoiar a recuperação económica.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.

Coronavírus Dados Informativos

Última atualização: 2021-03-03 15:32:02

Fonte: DGS

  • Confirmados

    806.626

    +979

  • Internados

    1.827

    -170

  • Internados UCI

    415

    -31

  • Óbitos

    16.430

    +41

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Evolução da pandemia e resposta política “cruciais” para recuperação de países da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião