Portugueses confiam menos em Marcelo. Dão nota positiva a Costa nesta crise

Sentimento dos portugueses em relação ao Presidente da República e ao Governo na atuação nesta crise são contraditórios. Enquanto Marcelo desce na opinião dos inquiridos, António Costa sobe.

A aprovação dos portugueses à atuação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a cair, segundo o Barómetro de Opinião Covid-19 da Marktest. Em sentido contrário, o Governo liderado por António Costa está a receber mais apoio.

Os resultados da última sondagem, realizada a 30 de março e 1 de abril, indicam que o índice de avaliação de desempenho do Presidente da República caiu, numa semana, três pontos para 67 pontos.

Por outro lado, o mesmo índice mas em relação ao Governo atingiu os 74 pontos, mais 1,6 pontos que na semana anterior. “Esta melhoria no índice deve-se a uma diminuição da percentagem de portugueses que avaliavam de forma negativa a atuação do executivo”, explica o relatório da Marketest, que indica que 82% dos inquiridos dão nota positiva à atuação do Executivo.

Índice de avaliação de desempenho

Fonte: Marktest

Preocupante é o valor do índice de expectativa económica dos portugueses sobre a sua situação económica pessoal e do país daqui por um ano“, assinala o relatório. A Marktest retomou a medição do indicador que se situa apenas em 16,29%.

Este compara com os 32,2% registados em 2013, quando foi marcado o início da recuperação do sentimento económico dos portugueses face ao seu próprio futuro e ao do país, ainda durante a crise financeira.

“Hoje, e sob o impacto da pandemia provocada pelo Covid-19, o Índice de Expectativa é metade do valor de há sete anos, não indo além dos 16,29. A gravidade da atual situação leva a que 71% dos portugueses considerem que o atual Governo tem feito tudo o que está ao seu alcance para proteger os portugueses do risco representado pelo coronavírus”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses confiam menos em Marcelo. Dão nota positiva a Costa nesta crise

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião