Japão lança pacote de estímulos de 1 bilião de dólares contra o vírus

  • ECO
  • 7 Abril 2020

Primeiro-ministro japonês explicou que os pormenores do mega pacote ainda estão a ser finalizados. No entanto, a despesa orçamental direta será o dobro da registada na falência do Lehman Brothers.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, declarou estado de emergência no país e anunciou um pacote de estímulos de 108 biliões de ienes (equivalente a um bilião de dólares). Este valor representa cerca de 20% do PIB do Japão, supera em 11% as medidas estabelecidas pelo presidente Donald Trump para os EUA e em 5% as da Alemanha.

“O mais importante agora é que cada cidadão mude as suas ações. Se cada um de nós reduzir o contacto com outros em cerca de 70%, idealmente em 80%, deveremos conseguir atingir o pico de número de infetados em duas semanas“, disse Abe, em declarações citadas pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

O estado de emergência permite às autoridades japoneses pressionar as pessoas a ficarem em casa e os negócios a fecharem até, pelo menos, 6 de maio. Este aplica-se a Tóquio bem como seis outras cidades, que totalizam cerca de 44% da população do Japão.

O primeiro-ministro japonês explicou que os pormenores do mega pacote, que pretende reduzir o impacto da epidemia na terceira maior economia do mundo, ainda estão a ser finalizados. Avançou já que haverá uma despesa orçamental direta de 39 biliões de ienes (ou 357 mil milhões de dólares), mais do dobro do que foi gasto em 2008, após a falência do Lehman Brothers.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Japão lança pacote de estímulos de 1 bilião de dólares contra o vírus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião