Cinco maiores seguradoras chinesas lucraram 35 mil milhões de euros em 2019

  • ECO Seguros
  • 8 Abril 2020

A China Life Insurance liderou em crescimento de lucros anuais entre as maiores seguradoras chinesas, protagonizando subida superior a 400% no ganho anual atribuível a acionistas.

O lucro anual conjunto das cinco maiores seguradoras da China progrediu 72% no último exercício fiscal, face a 2018. O quinteto – onde se incluem a o grupo Ping An e a China Life Insurance – arrecadou 272,4 mil milhões de yuans (35 mil milhões de euros aproximadamente), soma o conjunto de relatórios financeiros relativos a 2019.

A progressão de ganhos beneficiou de desempenho operacional, ganhos em apostas de investimento e, sobretudo, de estímulos fiscais do governo da República Popular.

Entre as companhias que contribuíram para o ganho gigantesco salienta-se a China Life Insurance, maioritariamente controlada pelo Estado, com resultado líquido 411% superior ao de 2018 e a alcançar 58,29 mil milhões de yuans (cerca de 7,4 mil milhões de euros ao câmbio corrente RMB-Euro). Com variação menos impressionante (+39%%), a Ping An Insurance – grupo fundado há pouco mais de 30 anos e considerada a maior seguradora da China em volume de prémios de seguro emitido – reportou lucros líquidos de 149,4 mil milhões de yuans (cerca de 19,2 mil milhões de euro).

A imprensa oficial local destaca ainda a China Pacific Insurance, cujos lucros líquidos progrediram 54%, face a 2018, atingindo 27 740 milhões de yuans (cerca de 3,6 mil milhões de euros), de acordo com o relatório financeiro remetido pela companhia à bolsa de valores de Xangai.

A China Pacific encerrou o exercício de 2019 a crescer 8% em receitas da atividade seguradora, totalizando 347,5 mil milhões de yuan renminbi (aproximadamente 44,65 mil milhões de euros), e uma carteira de clientes que cresceu em 12,1 milhões, para um total de 138,6 milhões de segurados.

Além destas três, o lote das cinco maiores completa-se com a PICC (People´s Insurance Company of China) e a New China Life Insurance, a mais jovem das cinco, fundada em 1996, cinco anos depois da criação da China Pacific. As mais longevas são a PICC e a China Life Insurance. Ambas acumulam experiência que remonta à fundação da República Popular, há cerca de 70 anos.

O crescimento da indústria chinesa de seguros coloca duas companhias (Ping An e a China Life) entre as quatro maiores do mundo, precedidas apenas pela norte-americana United Health e a francesa AXA, lista a A.M. Best no ranking anual do setor.

Números mais recentes do Banco Popular da China, autoridade monetária do país, reportam que o setor de seguros terminou o exercício de 2019 com 20,56 biliões de yuans em ativos (cerca de 2,6 biliões em euros ou 12% acima de 2018), enquanto o passivo em balanço pesava 18,08 biliões de yuans.

Aproximadamente um terço dos valores indicados, quer em ativo quer no lado de passivo, reflete a situação do grupo Ping An.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco maiores seguradoras chinesas lucraram 35 mil milhões de euros em 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião