Produção na construção abranda em fevereiro para 1%

  • Lusa
  • 8 Abril 2020

Abrandamento da atividade no setor da construção verificado em fevereiro pode já traduzir em certa medida a situação atual determinada pela pandemia covid-19, revela o INE.

O Índice de Produção na Construção aumentou 1% em fevereiro, após um crescimento de 1,3% no mês precedente, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o índice abrandou 0,3 pontos percentuais face a janeiro, no entanto, a taxa de resposta ao inquérito em que se baseia foi de 75,2% da amostra, “nível significativamente inferior ao atingido em fevereiro de 2019”.

Os índices de emprego e de remunerações no setor, por sua vez, aumentaram 1,7% e 5,0%, respetivamente (1,6% e 2,3% no mês anterior).

De acordo com o INE, embora a informação deste destaque possa já traduzir em certa medida a situação atual determinada pela pandemia covid-19, “é de esperar que as tendências […] analisadas se alterem substancialmente nas próximas divulgações”.

O Índice de Produção na Construção tem como objetivo mostrar, com periodicidade regular, a evolução do volume da produção no curto prazo.

Este índice fornece uma medida da tendência do valor acrescentado em volume ao longo de um dado período de referência.

Para o efeito, é realizado um inquérito mensal, por formulário eletrónico, junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional, dedicando-se principalmente à construção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção na construção abranda em fevereiro para 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião