Regulador europeu dos mercados alerta agências a evitar cortes de rating bruscos

A ESMA está a aconselhar as agências de rating a evitarem levar a cabo cortes de rating bruscos, temendo os efeitos que tal poderá ter sobre países e empresas e no agudizar da crise.

O regulador dos mercados europeus teme que eventuais cortes de rating por parte das agências de notação financeira possam agudizar ainda mais o cenário de recessão económica. Por isso, está a aconselhar as agências de notação financeira a evitarem cortes abruptos de avaliação da dívida de Estados e empresas.

O alerta é feito por Steven Maijoor, presidente da ESMA (Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários, na sigla em inglês) que diz ter intensificado as interações com as agências de rating para perceber a forma como estão a responder à crise do Covid-19.

“O timing para as ações de rating deve ser calibrado de forma cautelosa“, aconselhou Steven Maijoor, em declarações citadas pela Reuters, relativamente à atuação de um setor que é dominado por três agências: Moody’s, Standard & Poor’s e Fitch.

O responsável pelo regulador do mercado europeu de ações disse ainda antecipar um crescimento significativo nos downgrades dos ratings em resultado do impacto do Covid-19 sobre a economia, considerando que a deterioração na qualidade creditícia necessita de ser refletida de forma adequada.

“Mas o importante é o timing entre [as agências] considerarem os riscos mais elevados de ter pior qualidade de crédito e o de não agirem pro-ciclicamente, e assegurarem que o timing desses downgrades é feito de forma apropriada”, alertou.

“Precisam de fazer isso de forma independente [relativamente às agências]. Não podemos e não devemos interferir nos processos de rating em concreto”, acrescentou ainda Maijoor.

O alerta do responsável da ESMA surge numa altura em que, além dos problemas de saúde e económicos, emerge a preocupação de que possa surgir uma onda de revisões em baixa dos ratings, apesar de as agências sublinharem o caráter temporário dos choques resultantes da pandemia.

Ainda recentemente o Citigroup salientou que uma quebra de 30% nos resultados pode causar revisões em baixa de 25% das empresas globais que estão no último nível de grau de investimento. Ou seja, que passarão a ser avaliadas como investimento especulativo. Já a Fitch antecipou para 2020 a maior onda de descidas nas avaliações desde 2009, ou seja, durante a crise financeira, devido aos efeitos da combinação entre o impacto económico do coronavírus e as respostas políticas a essa realidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador europeu dos mercados alerta agências a evitar cortes de rating bruscos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião