Economia britânica pode derrapar 30% no segundo trimestre

  • ECO
  • 13 Abril 2020

Ministro das Finanças britânico terá alertado para o risco de quebra até 30% do PIB em resultado do coronavírus, enquanto o disparo no número de mortes dá pouca margem para retirada de restrições.

O número de casos e de mortes devido ao coronavírus não pára de subir no Reino Unido, tendo já superado a barreira das dez mil vítimas mortais, sendo que as ameaças para a economia são crescentes. O ministro das Finanças britânico terá estimado que só no segundo trimestre deste ano, a economia britânica possa derrapar até 30%.

O número é avançado pelo The Times que cita fontes do Governo britânico, segundo as quais Rishi Sunak terá discutido a possibilidade de uma queda de “25% a 30%” no segundo trimestre deste ano.

Esta previsão de quebra para a economia britânica supera as estimativas de analistas da “City” que previram uma contração média de 14% na economia causada pelo bloqueio determinado pelo coronavírus, mas compara com a queda de 24% antecipada por alguns bancos.

O Tesouro britânico não confirmou oficialmente o valor para a estimativa de quebra para o PIB.

O The Times, citando ministros que não se quiseram identificar, adianta ainda que Richi Sunak e outros membros do governo britânico estão a exercer pressão no sentido de as medidas de distanciamento social serem aliviadas em prol da economia, enquanto outros revelam a sua resistência temendo os riscos do exacerbar do surto de coronavírus.

A revisão das medidas de contenção atuais, em vigor desde 23 de março, está prevista para esta semana, sendo esperado que o governo britânico as acabe por estender.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia britânica pode derrapar 30% no segundo trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião