Portugueses já entregaram 1,6 milhões de declarações de IRS

Em apenas 13 dias, desde que arrancou a campanha do IRS, os portugueses já submeteram 1,6 milhões de declarações ao Fisco.

Mais de 1,6 milhões de contribuintes já entregaram a declaração de IRS relativa aos rendimentos de 2019, em apenas 13 dias desde que teve início o período para cumprir esta obrigação fiscal.

De acordo com os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram submetidas até agora 1.633.476 declarações, cerca de 28% do total de declarações que deverão ser entregues tendo como base de cálculo as 5,8 milhões de declarações entregues no ano passado.

Os portugueses estão a submeter as suas declarações a uma velocidade superior ao ano passado. Isto apesar de o Executivo não dar garantias de que os reembolsos sejam tão rápidos como até aqui.

O secretário de Estados dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, assegurou, em entrevista à SIC, que o Fisco está “em condições de proceder aos reembolsos do IRS”, não garantindo, contudo, rapidez na devolução desse imposto. O responsável frisou que Autoridade Tributária fá-lo-á com a “rapidez que a circunstância atual exige” por causa da crise económica causada pela pandemia. Por lei, o imposto tem de ser devolvido aos contribuintes até ao final de julho.

Quem ainda não entregou o Modelo 3 à Autoridade Tributária, ainda vai a tempo de consignar uma parte do IRS ou da dedução do IVA a uma entidade de cariz social ou religioso. Há mais de quatro mil destinos para essa “doação”. Esta consignação de 0,5% do IRS não implica a perda de qualquer parte do reembolso, uma vez que o dinheiro é retirado do imposto devido ao Estado e não ao contribuinte. Já no caso da consignação da dedução do IVA, o contribuinte abdica de uma parte do imposto que lhe seria devolvido pelo Fisco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses já entregaram 1,6 milhões de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião