Construção do Aeroporto do Montijo mantém-se, garante António Costa

A construção do novo aeroporto no Montijo tem de continuar, garante Costa, relembrando as obrigações contratuais da ANA.

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira em entrevista à Rádio Observador que o investimento no novo aeroporto no Montijo mantém-se. “Este não é o momento de desinvestir, mas sim de investir“, argumentou.

“Os contactos que tenho tido com a ANA, não obstante o gigantesco prejuízo diário que está a ter, é [para] manter o calendário de investimento como previsto e nós vamos mantendo os diálogos que tínhamos iniciado com as câmaras municipais, designadamente com a da Moita, para mitigar os impactos ambientais”, afirmou António Costa, referindo que até se “ganhou tempo” face ao “atraso” que havia.

Apesar de antecipar uma “quebra” do turismo nos próximos anos, mas esta não “compromete” os investimentos estruturais. Costa considera que um “novo aeroporto internacional será sempre necessário” uma vez que o crescimento do setor nos últimos anos tem ficado sempre acima do esperado.

“Espero que o investimento se mantenha de acordo com o previsto no calendário”, assinalou o primeiro-ministro, referindo que “têm de ser criadas as condições para que o investimento possa ser realizado” e relembrando as obrigações contratuais da ANA, a empresa detida pela Vinci que gere os aeroportos em Portugal.

Para António Costa a situação atual “continua sem dispensar a necessidade de maior capacidade aeroportuária”.

No final de março, o Jornal de Negócios noticiou que o Governo e a ANA – Aeroportos de Portugal não tinham desistido do projeto do aeroporto complementar do Montijo, mas não estavam a avançar no processo. Até essa data, ainda não tinha sido entregue pela ANA o pedido de apreciação prévia de viabilidade à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Costa admite nacionalização da TAP e de outras empresas fundamentais para o país

À semelhança do que disse o ministro das Finanças esta segunda-feira em entrevista à TVI, também António Costa considera que a nacionalização da TAP, onde o Estado já detém uma posição de 50%, não pode ser afastada. “A TAP é fundamental” para o país, argumentou o primeiro-ministro, afirmando que “não podemos correr o risco de a perder“.

Os privados que estão na TAP “já tinham manifestado o seu interesse em alienar” e estavam em negociações com outras companhias áreas como a Lufthansa e a United, como foi noticiado, mas Costa considera que “neste momento seguramente não há nenhuma companhia aérea a pensar em novos investimentos”. Nestas novas circunstâncias “não podemos excluir a necessidade de nacionalizar a TAP, ou outra empresa fundamental para o país“.

Em 2019, a companhia aérea registou prejuízos de 105,6 milhões de euros, em grande parte devido a um elevado nível de investimento.

(Notícia atualizada às 11h03 com mais declarações de António Costa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construção do Aeroporto do Montijo mantém-se, garante António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião