Direção do Diário de Notícias demite-se. Leonídio Paulo Ferreira assume liderança interinamente

Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho demitiram-se da direção do Diário de Notícias. Leonídio Paulo Ferreira vai assumir a responsabilidade de diretor interino.

Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho demitiram-se da direção do Diário de Notícias, um pedido que já foi aceite pelo conselho de administração da Global Media. Leonídio Paulo Ferreira, jornalista da casa desde 1992, vai assumir a responsabilidade de diretor interino.

“O conselho de administração do Global Media Group informa que aceitou o pedido de demissão dos jornalistas Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho, de diretor e diretora executiva do Diário de Notícias, nomeando interinamente o atual subdiretor Leonídio Paulo Ferreira, em quem confiamos para dar continuidade a uma informação plural, de rigor e isenção como é timbre deste jornal centenário”, adianta o grupo em comunicado.

Não foram avançadas razões para o pedido de demissão, mas o ECO sabe que Catarina Carvalho e Ferreira Fernandes não aceitaram o plano de lay-off que a administração pretende implementar para mitigar o impacto da crise do coronavírus.

“Fomos informados pela administração que a crise do covid-19 vai levar o grupo a medidas em que a redação do DN está entre as mais atingidas”, referiu Ferreira Fernandes num e-mail enviado à redação do Diário de Notícias e a que o ECO teve acesso, justificando a decisão de abandonar o cargo de diretor.

Apesar da demissão, tanto Ferreira Fernandes e como Catarina Carvalho manter-se-ão ligados ao Diário de Notícias, com o grupo a agradecer o “enorme esforço que têm dado à empresa e ao DN (…) num contexto especialmente difícil para a generalidade da Imprensa em Portugal”.

Relativamente a Leonídio Paulo Ferreira, que agora assume a responsabilidade de diretor interino, é jornalista do Diário de Notícias há quase três décadas, tendo-se exercido funções de chefia e direção por várias ocasiões.

Por causa do impacto do Covid-19, o Global Media Group (GMG), proprietária do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, entre outros meios, já foi obrigada a adiar o pagamento dos subsídios de férias que seriam processados este mês.

Num e-mail interno enviado no início do mês a colaboradores que tinham uma componente de salário em duodécimos ou férias marcadas em abril, a direção de recursos humanos do grupo de media referiu que “face à limitação de tesouraria e de modo a assegurar o pagamento de salários de março a todos os trabalhadores, fomos obrigados a tomar a decisão de adiar o pagamento de subsídios de férias que seriam processados este mês”.

(Notícia atualizada às 16h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Direção do Diário de Notícias demite-se. Leonídio Paulo Ferreira assume liderança interinamente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião