Portugal é o sexto país da UE com mais empresas turísticas

Dos mais de dois milhões de empresas ligadas ao turismo que existiam em 2017 na União Europeia, mais de 120 mil eram portuguesas, refere o Eurostat.

O turismo foi dos primeiros setores a serem afetados pela crise provocada pelo coronavírus e é um dos mais prejudicados. Os cancelamentos de voos e o fecho de fronteiras levaram a quedas acentuadas de hóspedes e, consequentemente, a perdas de receitas para as empresar do setor. Empresas essas que, em 2017, de acordo com o Eurostat, eram mais de dois milhões. Portugal aparece como o sexto Estado-membro com mais empresas nesta área.

Os dados mais recentes do Eurostat dão conta da existência de 2,3 milhões de empresas turísticas na União Europeia (UE) em 2017. No seu conjunto representaram 3,7% do volume de negócios da economia empresarial não financeira. Comparativamente a outros setores, estas empresas “apresentavam uma sazonalidade relativamente forte, com picos de rotatividade no terceiro trimestre e uma tendência ascendente a longo prazo até ao último trimestre de 2019”, refere o Eurostat.

E, dos mais de dois milhões de empresas que existiam há três anos, mais de metade (56%) estavam localizadas em quatro Estados-membros: Itália (383.600), França (326.700), Espanha (308.000) e Alemanha (263.400). Descendo até à sexta posição, está Portugal, com 120.200 empresas ligadas ao setor do turismo, o equivalente a 5,2% de todas as empresas existentes na UE.

Empresas do setor turístico na UE em 2017 | EurostatEurostat

Em termos de postos de trabalho, em 2017, estas empresas empregavam 11,7 milhões de pessoas, que representavam 9% de todo o emprego na economia empresarial não financeira e 22% de todo o setor de serviços, diz o Eurostat.

A Alemanha (2,5 milhões), Itália (1,6 milhões) e Espanha (1,5 milhões) representavam quase metade (48%) de todas as pessoas empregadas na indústria do turismo na UE naquele ano. Os Estados-membros onde estes trabalhadores tinham mais peso na economia empresarial eram Grécia, Chipre, Irlanda, Croácia, Áustria e Itália. No lado oposto está a Polónia, onde apenas 4% das pessoas empregadas estavam na indústria do turismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o sexto país da UE com mais empresas turísticas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião