Produção de energia limpa da EDP Renováveis cai 8% no primeiro trimestre

  • Lusa
  • 15 Abril 2020

A empresa liderada por Manso Neto produziu 7,8 terawatts por hora em energia limpa nos primeiros três meses deste ano, o que representa uma queda de 8% face ao período homólogo.

A produção de energia limpa da EDP Renováveis (EDPR) caiu 8% no primeiro trimestre deste ano, face a igual período do ano passado, para 7,8 terawatts por hora (TWh), devido à “menor capacidade instalada”, foi comunicado esta quarta-feira ao mercado.

A EDPR produziu 7,8 TWh de energia limpa no 1T20 [primeiro trimestre], -8% vs 1T19. A evolução anual espelha a menor capacidade instalada após a execução da estratégia de sell-down”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Entre janeiro e março, as operações na Europa, América do Norte e Brasil geraram, respetivamente, 37%, 61% e 2% do total da produção.

Na Europa, a geração cedeu 20% em comparação com o primeiro trimestre de 2019, impactada pela desconsolidação de 997 megawatts (MW) em julho de 2019, “no seguimento de uma transação de sell-down e pelo menor recurso eólico”.

Por sua vez, na América do Norte, a geração progrediu 5% para 4,7 TWh, “refletindo a nova capacidade em operação juntamente com o recurso eólico estável”, enquanto no Brasil caiu 161 gigawatts por hora (GWh) devido à desconsolidação, no primeiro trimestre de 2020, de 137 MW relativos ao ‘sell-down’ do parque eólico Babilonia.

No período de referência, a empresa liderada por Manso Neto atingiu um fator de utilização de 34%, igual ao que tinha sido registado no mesmo período de 2019.

De acordo com a informação remetida ao mercado, em março deste ano, a EDPR geria um portfólio de 11,2 GW na Europa, entre os quais 1,2 GW em Portugal, 6,3 GW na América do Norte e 0,3 GW no Brasil.

Do total, 284 MW correspondem a energia solar PV e 10,941 MW a energia eólica ‘onshore’ (em terra).

“No período, executando a estratégia de Sell‐down, a EDPR concluiu com sucesso a alienação da totalidade da sua participação no parque eólico Babilonia, de 137 MW no Brasil, conforme anunciado em julho de 2019”, lê-se no documento.

Desde março de 2019, a EDPR construiu um total de 827 MW, onde se inclui uma participação de 50% em um portfólio solar de 278 MW nos Estados Unidos.

Já em março de 2020, a empresa tinha 1,3 GW de nova capacidade de construção, 964 MW dos quais “relacionados com eólico ‘onshore’ e 330 MW de participações minoritárias em projetos ‘offshore’ [longe da costa] e flutuantes”.

Na sessão desta quarta-feira da bolsa, as ações da EDPR subiram 0,77% para 10,50 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de energia limpa da EDP Renováveis cai 8% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião