Preço das máscaras e álcool em gel dispara mais de 1.500%

  • ECO
  • 16 Abril 2020

Há máscaras cirúrgicas à venda nas farmácias por 2,50 euros cada. Embalagem de 100 ml de álcool em gel pode custar quase dez euros.

As máscaras e o álcool em gel à venda nas farmácias estão a ser vendidos a preços muito elevados. Há máscaras cirúrgicas descartáveis a 2,50 euros cada e álcool em gel a 9,95 euros (100 ml) e 27,50 euros (500 ml) em farmácias de Lisboa, Cascais e Mirandela, entre outras, revelou uma ronda feira pelo Correio da Manhã (acesso pago) em vários pontos do país. As máscaras do tipo FFP2 (indicadas para profissionais) podem ascender aos 12 euros (na Nazaré).

Antes da pandemia, era possível comprar uma caixa de 50 máscaras cirúrgicas por cerca de oito euros, o que significa que cada unidade ficava a 0,16 euros. Segundo o jornal face ao preço mais alto encontrado agora — máscara a 2,50 euros — o aumento de preços é de mais de 1.500%. Por sua vez, o álcool em gel (100 ml) viu o preço disparar 621%, uma vez que, antes do Covid-19, podia ser encontrado a 1,60 euros.

A constatação do elevado nível de preços praticado nas farmácias acontece numa altura em que a Direção-Geral de Saúde começou a recomendar o uso de máscaras não cirúrgicas, também chamadas “sociais ou comunitárias”, em espaços interiores fechados e com elevado número de pessoas, como supermercados e transportes públicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço das máscaras e álcool em gel dispara mais de 1.500%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião