Preço das máscaras e álcool em gel dispara mais de 1.500%

  • ECO
  • 16 Abril 2020

Há máscaras cirúrgicas à venda nas farmácias por 2,50 euros cada. Embalagem de 100 ml de álcool em gel pode custar quase dez euros.

As máscaras e o álcool em gel à venda nas farmácias estão a ser vendidos a preços muito elevados. Há máscaras cirúrgicas descartáveis a 2,50 euros cada e álcool em gel a 9,95 euros (100 ml) e 27,50 euros (500 ml) em farmácias de Lisboa, Cascais e Mirandela, entre outras, revelou uma ronda feira pelo Correio da Manhã (acesso pago) em vários pontos do país. As máscaras do tipo FFP2 (indicadas para profissionais) podem ascender aos 12 euros (na Nazaré).

Antes da pandemia, era possível comprar uma caixa de 50 máscaras cirúrgicas por cerca de oito euros, o que significa que cada unidade ficava a 0,16 euros. Segundo o jornal face ao preço mais alto encontrado agora — máscara a 2,50 euros — o aumento de preços é de mais de 1.500%. Por sua vez, o álcool em gel (100 ml) viu o preço disparar 621%, uma vez que, antes do Covid-19, podia ser encontrado a 1,60 euros.

A constatação do elevado nível de preços praticado nas farmácias acontece numa altura em que a Direção-Geral de Saúde começou a recomendar o uso de máscaras não cirúrgicas, também chamadas “sociais ou comunitárias”, em espaços interiores fechados e com elevado número de pessoas, como supermercados e transportes públicos.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Preço das máscaras e álcool em gel dispara mais de 1.500%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião