Europa produz maioria das vacinas. É responsável por 76% do total mundial

Todos os anos são produzidas cerca de 1,7 mil milhões de vacinas na Europa, em unidades especializadas localizadas em 11 países.

A Europa produz grande parte de todas as vacinas no mundo. Todos os anos, são produzidas cerca de 1,7 mil milhões de vacinas no Velho Continente, correspondentes a 76% do global, de acordo com dados divulgados pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), no âmbito da semana europeia da vacinação.

A produção é realizada em 11 países europeus, através de 27 unidades dedicadas exclusivamente ao fabrico de vacinas, adianta a associação. Estão em desenvolvimento no continente vários programas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de novas vacinas contra novas doenças, sendo que existem 12 centros de I&D em oito países europeus.

Quando se olha para o impacto da indústria das vacinas na economia, é possível verificar que, no total, a área das vacinas emprega cerca de 122 mil pessoas de forma direta e indireta, de acordo com cálculos que têm como base um relatório da consultora PwC, do ano passado.

Numa altura em que o mundo é assolado pela pandemia do novo coronavírus, para o qual ainda se está a desenvolver uma vacina, várias autoridades de saúde têm vindo a alertar para não descurar a vacinação de outras doenças. Na semana passada, a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, sublinhou a importância da vacinação para prevenir o surto de outras doenças durante esta época, fazendo um apelo aos portugueses para não a adiarem, nomeadamente para crianças até aos 12 meses, grávidas ou doentes crónicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Europa produz maioria das vacinas. É responsável por 76% do total mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião