Hoje nas notícias: hidrogénio, IRS e imunidade

  • ECO
  • 22 Abril 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O coronavírus levou ao adiamento, por cerca de dois meses, dos prazos do projeto de hidrogénio verde, que está a ser desenvolvido em conjunto com a Holanda. Já os reembolsos do IRS vão decorrer dentro do normal, com cerca de 100 milhões de euros a serem devolvidos já esta semana. Um estudo mostra que o número de vítimas do vírus poderá estar subestimado, já que entre março e abril morreram mais pessoas no país do que o esperado. Veja estas e outras notícias que marcam as manchetes nacionais.

IRS devolve 100 milhões já esta semana

Os reembolsos de IRS começam a ser pagos pela Autoridade Tributária esta semana. Mais de 100 mil famílias que já entregaram a declaração de rendimentos vão receber 100 milhões de euros. O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garante que, a partir de agora, “a AT vai, paulatinamente, continuar a processar os reembolsos”. No ano passado, os prazos médios de reembolso foram de 12 dias úteis, mas este ano o Governo não se comprometeu com datas, começando a processar os “cheques” 21 dias depois do arranque da entrega das declarações.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Governo adia rota nacional para o hidrogénio verde

A apresentação da estratégia nacional para o desenvolvimento desta fonte de energia verde, um projeto que está a ser desenvolvida em conjunto com a Holanda, vai ser adiada por cerca de dois meses, pelo menos até junho, devido à pandemia. O projeto prevê a construção de uma fábrica em Sines, mas a assinatura do memorando de entendimento entre os Governos foi também adiada. Ainda assim, as empresas continuam interessadas no empreendimento.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Num mês morreram mais 1.255 pessoas do que o esperado

Entre 16 de março e 14 de abril morreram mais 1.255 pessoas do que seria esperado, aponta um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública. São mais 615 mortes “em excesso”, a maioria de idosos, um fenómeno que pode ser indício de que o número de vítimas do Covid-19 pode estar subestimado.

Leia a notícia completa no Jornal i (ligação indisponível).

Já há 30 testes para medir imunidade dos portugueses ao Covid-19

Os laboratórios portugueses já criaram 30 diferentes tipos de teste serológico para o Covid-19, um exame que mede a presença de anticorpos e que permite avaliar se a pessoa testada esteve exposta ao novo coronavírus. A informação é do Infarmed e surge numa altura em que se acredita que esta testagem é crítica para compreender a percentagem da população que pode ter sido exposta ao vírus e não ter tido sintomas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Governo admite testar imunidade dos alunos do ensino superior

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, admite que testar a imunidade dos estudantes do ensino superior pode ser uma forma de “transmitir confiança” no regresso às aulas presenciais. Outra forma de permitir o regresso à normalidade possível é apostar em horários desencontrados e redução do tamanho das turmas.

Leia a entrevista completa no Observador (acesso gratuito).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: hidrogénio, IRS e imunidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião