Governo lança bases para tratar Covid-19 com plasma de doentes curados

O secretário de Estado da Saúde assinou um despacho que lança as bases para a recolha e uso de plasma convalescente no tratamento experimental de doentes com Covid-19 em Portugal.

O Governo já lançou as bases para que o plasma sanguíneo de pessoas que tiveram Covid-19 possa ser usado para tentar curar doentes infetados pelo novo coronavírus em Portugal. Em causa está uma terapia experimental que tem ganhado expressão noutros países afetados pela pandemia, e sobre a qual foram recentemente emitidas recomendações por parte da Organização Mundial da Saúde e Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Infecciosas.

Num despacho assinado pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, é dada a ordem para a constituição de um grupo de trabalho, composto por dez especialistas, que terão a missão de desenvolver um “Programa Nacional de Transfusão de Plasma Convalescente para o tratamento de pacientes com Covid-19”. O documento foi publicado esta segunda-feira no Diário da República.

Estes profissionais terão um prazo de 30 dias para desenvolverem esse programa, que implica o “recrutamento de dadores, análise para quantificação de anticorpos neutralizantes virais e para a sua implementação em ensaios clínicos, ou em outras modalidades de estudos clínicos”. Aos dez profissionais convidados “não é devida qualquer remuneração ou abono pelo exercício das suas funções”, salienta Lacerda Sales no referido despacho.

É entendimento da comunidade científica que um doente infetado por Covid-19 adquire imunidade à estirpe do coronavírus que está na origem da pandemia. Assim, nesta fase, cientistas e profissionais de saúde em todo o mundo estão a estudar os efeitos da transfusão de plasma (um componente do sangue) dos doentes curados em doentes que estejam infetados com o novo coronavírus, na esperança de que acelere o tratamento ou reduza os efeitos da infeção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo lança bases para tratar Covid-19 com plasma de doentes curados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião