Desconfinamento e subida do petróleo dão ganhos a Wall Street

O desconfinamento gradual em vários países e a subida de 20% do petróleo derão ganhos a Wall Street. Os comentários mais pessimistas de um responsável da Fed travaram as subidas.

Os índices norte-americanos fecharam em alta esta terça-feira pela segunda sessão consecutiva na esperança de que o desconfinamento gradual traga melhores notícias para a economia norte-americana.

O S&P 500 valorizou 0,9% para os 2.868,44 pontos, o tecnológico Nasdaq subiu 1,13% para os 8.809,12 pontos e o Dow Jones ganhou 0,56% para os 23.883,09 pontos. Esta foi a segunda sessão de ganhos em maio, após a primeira sessão do mês ter sido negativa.

Os mercados bolsistas estiveram mais otimistas numa altura em que as economias avançadas voltam a abrir-se gradualmente após o período de confinamento. Nos EUA, alguns estados norte-americanos já estão nesse processo.

Também benéfico para as cotadas norte-americanas foi a divulgação dos dados do setor dos serviços nos EUA. O índice dos serviços do Institute for Supply Management caiu para 41,8 pontos em abril, acima dos 36,8 pontos esperados pelos analistas, segundo a Reuters. Isto apesar de este ser o nível mais baixo desde março de 2009, um dos anos da crise financeira.

Mas o principal motor de Wall Street na sessão de hoje foi a subida superior a 20% do petróleo nos mercados internacionais impulsionada pela expectativa de que haja uma maior procura pelo “ouro negro” agora que os países começam o desconfinamento. A cotação do petróleo sobe pela quinta sessão consecutiva, após nos últimos meses ter registado quedas históricas, tendo chegado a negociar em terreno negativo.

O setor energético foi dos mais beneficiados. Cotadas como a Exxon Mobil e a Chevron começaram a sessão com valorizações expressivas, mas entretanto as valorizações já são mais tímidas.

De notar também a subida superior a 2% da farmacêutica norte-americana Pfizer que anunciou uma parceria com uma empresa alemã para começar a entregar doses das vacinas experimentais para o coronavírus que serão testadas em humanos nos EUA.

Na reta final da sessão, as ações norte-americanas travaram os ganhos na sequência dos comentários do vice-presidente da Reserva Federal norte-americana, Richard Clarida, que disse que a economia poderá precisar de mais estímulo orçamental e monetário, além de ter antecipado que o desemprego pode disparar para máximos de décadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desconfinamento e subida do petróleo dão ganhos a Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião