Ageas Portugal e H-Farm lançam programa para atrair startups inovadoras

  • ECO Seguros
  • 11 Maio 2020

O programa assegura apoio económico e logístico ao longo de um processo de quatro meses. As soluções mais inovadoras irão enriquecer a oferta de produtos e serviços do grupo de seguros.

A iniciativa resulta de uma parceria entre Ageas Portugal e a H-Farm, uma plataforma italiana que combina formação, investimento e consultoria para novos modelos de negócio digital. O objetivo é identificar e testar novas soluções de negócio, criadas por startups que já têm um produto ou serviço desenvolvido, e um mercado de referência específico para o qual necessitam de escala.

Estruturado como um projeto de desenvolvimento de inovação aberta, o programa acolhe candidaturas até julho desenvolvendo-se depois ao longo de quatro etapas de três semanas cada uma.

Citada num comunicado, Katrien Buys, Diretora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal afirma: “Algumas das soluções que procuramos nestes briefs, são especialmente relevantes durante e após a pandemia, e podem permitir uma transformação dos nossos hábitos de viver e trabalhar. Esta parceria está alinhada com as nossas preocupações de negócio e o impacto atual e futuro das nossas operações.”

As soluções selecionadas no âmbito do programa Ageasinsure serão posteriormente “testadas no mercado, e integradas nas unidades de negócio do Grupo Ageas Portugal”, nomeadamente em áreas operacionais da atividade seguradora; saúde e bem-estar. Assim, as startups podem candidatar-se a três setores específicos nos quais o Grupo Ageas Portugal tem investimentos planeados e interesse em integrar soluções inovadoras:

  • O primeiro é a identificação de soluções tecnológicas que irão reforçar a eficiência, segurança e rapidez dos processos internos do Grupo, tais como: análise preditiva, deteção de fraude, serviços de pagamento e melhoria da experiência do consumidor em espaços físicos.
  • O segundo visa identificar tecnologias que atendam às necessidades atuais de saúde, tais como a prevenção, avaliação de sintomas e adesão ao tratamento, ferramentas de partilha de informação confiáveis, e problemas de saúde mental e reprodutiva.
  • O terceiro, e último brief, procura novas tecnologias e modelos de negócio que apoiam as pessoas na sua procura pela felicidade; para gerir o stress; simplificar o dia-a-dia dos habitantes dos grandes centros urbanos e daqueles que viajam frequentemente; para alcançar um equilíbrio entre o trabalho e a vida privada; para melhor gerir as poupanças e investimentos; e para encorajar comportamentos sustentáveis que melhorem a qualidade de vida.

Para identificar as melhores startups, a H-FARM conta com uma rede de 4,5 milhões de startups ativas em todo o mundo, construída através de mais de 15 anos de experiência e graças ao seu papel no GAN (Global Accelerator Network), salienta o grupo de seguros.

Tomas Barazza, Cultura de Estratégia & Inovação – Parceiro Sénior da H-FARM, comenta: “o Grupo Ageas Portugal está a desenvolver um caminho estruturado para explorar o ambiente das startups connosco. Hoje, mais do que nunca, é crucial que uma empresa como esta aborde a Inovação Aberta, não só para explorar novas oportunidades, mas também para torná-las a semente de potenciais fluxos de negócio, ao projetar e criar protótipos de projetos reais. Vamos estabelecer uma estratégia de negócio entre o Grupo Ageas Portugal e as startups selecionadas.”

As startups selecionadas terão acesso a um programa que irá ajudá-las a ajustar a sua solução (prova de conceito) e construir uma parceria sólida com o Grupo Ageas Portugal. Depois da semana inicial, “durante a qual serão clarificadas as atividades a serem realizadas entre as unidades de negócio específicas e as startups, a colaboração será guiada por quatro sessões divididas em duas fases, num total de quatro meses”, propõe a seguradora.

Cada sessão será dividida numa semana de codesign e duas semanas de desenvolvimento e medição de KPIs. As startups serão constantemente apoiadas a nível económico e logístico no desenvolvimento da sua solução.

No fim do programa, haverá um evento de apresentação – o Demo Day – durante o qual serão partilhados os resultados do programa com um público composto maioritariamente por stakeholders.

O programa tem início previsto para outubro. Os candidatos podem fazer a candidatura no site oficial, até dia 20 de julho de 2020.

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