Revista de imprensa internacional

Os EUA querem pressionar as empresas norte-americanas a moverem as suas operações para fora da China. Jack Ma, fundador do Alibaba Group, renunciou ao cargo que ocupava no Softbank.

As autoridades dos Estados Unidos estão a preparar propostas para pressionar as empresas norte-americanas a moverem as suas operações para fora da China. A marcar a atualidade internacional está a notícia de que Jack Ma, fundador e antigo presidente executivo do Alibaba Group, renunciou ao cargo que ocupava no Softbank. Em Espanha, o primeiro-ministro espanhol poderá controlar a mobilidade dos cidadãos sem a autorização do Congresso de Deputados, isto se o estado de alarme no país for prorrogado.

Reuters

EUA querem pressionar empresas para fora da China

As autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) estão a preparar propostas, por forma a pressionar as empresas norte-americanas a moverem as suas operações ou fornecedores importantes para fora da China. Em cima da mesa estarão incentivos fiscais, novas regras e subsídios cuidadosamente estruturados. A ideia surgiu face às preocupações relacionadas com a dependência das cadeias de suprimentos médicos e alimentares dos EUA com Pequim.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Financial Times

Jack Ma, do Alibaba, renuncia ao cargo no Softbank

Jack Ma, fundador e antigo presidente executivo do Alibaba Group, renunciou ao cargo que ocupava no Softbank. Para o substituir estarão em cima da mesa três novas nomeações, incluindo o diretor financeiro do grupo Yoshimoto Goto. A decisão será tomada em assembleia-geral a 25 de junho.

Leia a notícia completa na CNBC (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

El Economista

Sánchez poderá controlar a mobilidade dos cidadãos até outubro

Caso o Congresso conceda uma nova prorrogação do estado de alarme, medida que o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, irá propor, o Governo espanhol poderá continuar a controlar a mobilidade dos cidadãos até outubro, sem necessidade de tomar medidas extraordinárias e sem o controlo periódico da câmara baixa. Isto será possível porque a partir de 1 de julho começa um período sem êxito para a convocação do plenário e a entrada em funcionamento da delegação permanente, um organismo no qual o governo tem mais facilidade para obter maiorias parlamentares do que no caso do plenário.

Leia a notícia completa no El Economista (acesso livre, conteúdo em espanhol).

BBC

Ryanair estima que número de passageiros caia para metade

A crise provocada pela pandemia de Covid-19 tem vindo a afetar vários setores da economia, sendo que a aviação é um dos mais afetados. A Ryanair disse que espera que o número de passageiros caia para menos de 80 milhões no atual ano financeiro, quase metade da estimativa inicial de 154 milhões de viajantes. A companhia aérea irlandesa obteve lucros de 1.020 milhões de euros no último exercício fiscal (até 31 de março), mas admite prejuízos avultados neste segundo trimestre.

Leia a notícia completa na BBC (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Par de ténis de Michael Jordan vendido por valor recorde de 560.000 dólares

Um par de ténis Air Jordan utilizado por Michael Jordan na temporada de estreia (1984-85) na NBA foi vendido por um valor recorde de 560.000 dólares na Sotheby’s, tradicional casa de leilões de Londres. O valor corresponde a quase quatro vezes a estimativa inicial dos sapatos, já que Sotheby’s estimou a licitação em 150.000 dólares. Os sapatos do famoso basquetebolista ultrapassaram o recorde que pertencia a outro par de ténis da Nike: o Moon Shoes feito especialmente para provas de atletismo nas Olimpíadas de Munique em 1972 e que alcançou os 437.500 dólares.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião