BCE preparado para reforçar estímulos. Pode aumentar compras de dívida já em junho

  • Lusa
  • 22 Maio 2020

Atas da reunião de 30 de abril, publicadas esta sexta-feira, indicam que “o Conselho do Governadores tem que avaliar continuamente cada medida, de forma individual e como pacote".

O Banco Central Europeu (BCE) “teria de estar preparado em junho para ajustar” as compras de emergência devido à crise desencadeada pela pandemia de covid-19 e aplicar outros instrumentos se verificar que os estímulos estão abaixo do necessário.

Segundo a agência de notícias Efe, tal se depreende das atas da reunião de 30 de abril, publicadas esta sexta-feira, que indicam que “o Conselho do Governadores tem que avaliar continuamente cada medida, de forma individual e como pacote“, para analisar se é o momento de fazer as alterações adequadas e se o nível de expansão monetária é necessário para fazer face à incerteza do atual contexto de severa crise económica.

Na reunião de 4 de junho, o BCE terá mais informações sobre a situação da economia dos países que partilham a moeda única, incluindo novas projeções macroeconómicas, de crescimento e de inflação.

Nesse momento, o Conselho de Governadores do banco central deveria estar preparado para ajustar os estímulos monetários se estes se revelarem insuficientes e para aumentar as compras de emergência por pandemia ou ajustar a sua composição, segundo as atas.

Face a outros programas de compra de ativos, estas compras são flexíveis e o BCE pode comprar dívida de um país se o prémio de risco da dívida pública disparar. Até agora, o BCE indicou que vai comprar este ano dívida pública e privada da zona euro no valor de 1,1 biliões de euros, para atenuar os efeitos económicos da pandemia, ainda que se preveja que esse valor deverá aumentar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE preparado para reforçar estímulos. Pode aumentar compras de dívida já em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião