Injeção na TAP deverá rondar os mil milhões

  • ECO
  • 22 Maio 2020

Injeção na TAP deverá seguir os mesmos moldes das ajudas a outras companhias: rácio entre o número de aviões e o número de passageiros transportados em 2019.

Praticamente parada há cerca de dois meses por causa da pandemia de Covid-19, a TAP deverá receber uma injeção na ordem dos mil milhões de euros, avança a TSF (acesso livre) esta sexta-feira, citando fonte próxima das negociações. O ECO já tinha revelado em primeira mão que as necessidades de capitalização da TAP seriam, no mínimo, de mil milhões de euros e que teria de haver um empréstimo de emergência para garantir que não haverá incumprimentos.

Segundo a rádio, deverá ser seguido um modelo semelhante àquele que tem sido aplicado noutros países que já prestaram ajuda às suas companhias áreas: um rácio entre o número de aviões e o número de passageiros transportados em 2019. A Swiss Air, por exemplo, que tem 107 aviões e transportou 21,5 milhões de passageiros o ano passado, recebeu ajudas públicas no valor de 1.400 milhões. Já a TAP tem uma frota de 105 aviões e transportou o ano passado 17,1 milhões de passageiros.

Há três cenários em cima da mesa em relação aos moldes como será feita a injeção: através de um apoio temporário, com dívida privada garantida pelo estado até 90%; com a chamada compensação de danos – onde o Estado pode garantir até 100% e a solução preferida dos acionistas privados da Atlantic Gateway, de David Neeleman e Humberto Pedrosa; ou por via de um apoio de emergência que implica uma reestruturação da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Injeção na TAP deverá rondar os mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião