Nesta praia francesa, os lugares na areia são delimitados por cordas e reservados pela internet

  • ECO
  • 23 Maio 2020

Nas praias da zona La Grande Motte, no sul de França, os lugares no areal são delimitados por estacas e cordas e têm de ser reservados online. E são gratuitos.

Nas praias de La Grande Motte, em Montpellier, os franceses já podem apanhar banhos de sol há dois dias. Mas com restrições. Os areais foram adaptados e os banhistas que queiram um lugar na areia têm de o reservar online. Depois é só desfrutar do sol durante um máximo de três horas e meia, de manhã ou de tarde, num espaço delimitado por estacas e cordas, de forma a manter a distância.

Nos mais de sete quilómetros de areal que estavam desertos há mais de dois meses devido à pandemia, foi criado um espaço de 2.000 metros quadrados para receber banhistas. São 200 lugares na areia, com oito metros quadrados cada um, delimitados por estacas e cordas. Os interessados só têm de reservar estes espaços, gratuitos, — que têm tido bastante procura — através do site da autarquia, diz o jornal Le Parisien (conteúdo em francês).

Mas estes espaços — com capacidade para duas, quatro ou seis pessoas — têm um período de tempo máximo de três horas e meia. Podem ser reservados durante a manhã, entre as 9h e as 12h30, ou de tarde, entre as 14h e as 17h30.

Esta experiência, que conta como uma das etapas do desconfinamento, começou a ser feita esta quinta-feira e deverá manter-se até 2 de junho. O primeiro dia, que coincidiu com um feriado nacional e temperaturas a tocar os 30.ºC, foi um sucesso. De acordo com o Daily Mail (conteúdo em inglês), duas horas depois de terem abertos as reservas, já havia 66 lugares no areal reservados.

Mas há restrições: é proibido construir castelos na areia, praticar atividades de lazer ou desporto em grupo, fazer piqueniques, levar animais, fumar no areal e ouvir música sem ser com auriculares. Ainda assim, os banhos no mar são permitidos, mas num único sentido de forma a evitar que as pessoas se cruzem. Os banhistas devem mostrar a “reserva” assim que chegam ao areal e todas as regras vão ser controladas pelas autoridades francesas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nesta praia francesa, os lugares na areia são delimitados por cordas e reservados pela internet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião