Lone Star coloca Novo Banco em Espanha à venda

  • ECO
  • 27 Maio 2020

O fundo Lone Star pôs à venda o negócio do Novo Banco em Espanha, depois da injeção de 850 milhões que o Estado português fez.

O fundo norte-americano Lone Star colocou à venda a operação do Novo Banco em Espanha, depois das ajudas estatais de 850 milhões que o banco recebeu em Portugal, avança o El Confidencial (conteúdo em espanhol).

De acordo com o mesmo jornal, que cita fontes, a decisão já foi mesmo comunicada nos últimos dias por António Ramalho aos funcionários da subsidiária espanhola. E o próprio Novo Banco já entrou em contacto com bancos de investimento para dar início ao processo à procura de um comprador, que, se tudo correr como planeado, deverá arrancar a curto prazo.

Contactado pelo ECO, o Novo Banco não quis fazer comentários.

Esta decisão surge após a injeção de 850 milhões de euros que o Estado português fez no Novo Banco, e que causou polémica entre os partidos. No mercado, diz o El Confidencial, ainda não é claro se em causa estará uma venda em bloco ou de alguns negócios. Mas, dado que se trata de uma filial, o comprador terá de ter um registo bancário.

Os resultados da subsidiária espanhola não são conhecidos mas, as fontes consultadas pelo jornal espanhol referem que dificilmente terá gerado lucros nos últimos anos. A falta de uma aposta determinada em Lisboa levou a uma diminuição dos negócios nos últimos cinco anos, com as receitas de juros e comissões a caírem de 150 para 55 milhões em 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lone Star coloca Novo Banco em Espanha à venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião