Portugal recebe 15,5 mil milhões em subvenções do Fundo de Recuperação

Caso a proposta da Comissão Europeia seja aprovada no Conselho Europeu, Portugal receberá 26,3 mil milhões de euros do fundo de recuperação europeu pós-pandemia.

A proposta da Comissão Europeia para o Fundo de Recuperação Europeu pós-pandemia prevê que Portugal venha a receber 26,3 mil milhões de euros, apurou o ECO. Os dados oficiais deverão ser divulgados às 12h30 pela presidente Ursula von der Leyen no Parlamento Europeu.

Os 26,3 mil milhões de euros são divididos entre 15,5 mil milhões de euros a fundo perdido e 10,8 mil milhões de euros de empréstimos. Este valor corresponde a cerca de 13% do PIB português em 2019 e a cerca de 3,5% do valor total do fundo de 750 mil milhões de euros.

De acordo com a tabela a que o ECO teve acesso, Itália e Espanha, dos mais afetados pela pandemia, são os países que mais deverão receber deste fundo, caso venha a ser aprovado nestes termos pelo Conselho Europeu.

Pré alocação das subvenções e empréstimos do Fundo de Recuperação Europeu proposto pela Comissão Europeia.

 

No documento sobre a pré alocação dos fundos, a Comissão Europeia refere que os 15,5 mil milhões de euros em subvenções incluem os valores do REACT EU, RRF, Just Transition Fund (Fundo da Transição Justa) e Rural Development.

Já os empréstimos são calculados com base no peso do RNB (rendimento nacional bruto) de Portugal no da União Europeia e relativamente à média europeia. Os países com um riqueza inferior à média europeia são dos mais beneficiados.

(Notícia atualizada às 13h03 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal recebe 15,5 mil milhões em subvenções do Fundo de Recuperação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião