Número de casos de Covid-19 sobe 0,92% em Portugal. Morreram mais 14 pessoas

A esmagadora maioria das novas infeções foi registada novamente em Lisboa. Do total de 297 novos casos, 268 (ou 90,2% do total) foram identificados nesta região.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 297 novos casos de Covid-19, elevando para 32.500 o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus no país. A taxa de crescimento diária voltou a subir, assim, para 0,92%. Nas últimas 24 horas morreram 14 pessoas com a doença, segundo a última atualização ao boletim das autoridades de saúde portuguesas.

Desde o início do surto em Portugal, a 2 de março, foram detetados 32.500 casos confirmados de Covid-19 no país, ou seja, mais 297 do que os registados no dia anterior. A esmagadora maioria das novas infeções foi registada na região de Lisboa, com 268 dos novos casos a serem identificados nesta região, o que representa cerca de 90,2% do total.

Do número total de infetados, a maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que apenas 474 estão internados (menos 40 que ontem), dos quais 64 nos cuidados intensivos (mais um). Há 2.016 pessoas a aguardar resultados laboratoriais e 27.924 sob vigilância das autoridades de saúde.

Quanto ao número de mortes, há registo de 1.410 óbitos, mais 14 nas últimas 24 horas, incluindo uma mulher entre os 20 e os 29 anos (é a segunda vítima mortal neste grupo etário).Já no que diz respeito à recuperação, há 19.409 pessoas curadas da doença, mais 223 pessoas face ao balanço anterior.

Testes reforçados em Loures, Odivelas, Amadora, Lisboa e Sintra

Na conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde Marta Temido explicou as operações em curso em Lisboa e Vale do Tejo. Após ter estado reunida durante a manhã com autarcas da região, anunciou que haverá uma reforço da testagem, especialmente junto de “população ativa, jovem, que trabalha e que se desloca”, à semelhança do que aconteceu em lares e creches.

Em caso de necessidade, está prevista a deslocação para locais domiciliários alternativos. “Estamos agora focados em termos de atuação nos agrupamentos dos centros de saúde de Loures, Odivelas, Amadora, Lisboa e Sintra associados a surtos específicos“, apontou Marta Temido.

A capacidade de rastreio atual é de 7 mil testes por dia, mas poderá ser reforçada. Disse estar confiante que, nas próximas duas semanas, o número de contágios vá reduzir-se na região e a estratégia será revista dentro de 15 dias.

(Notícia atualizada às 13h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de casos de Covid-19 sobe 0,92% em Portugal. Morreram mais 14 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião