Há 200 novos casos de Covid-19, 96,5% em Lisboa e Vale do Tejo. Já morreram 1.424 pessoas

Aumentou para 32.700 o número de infetados com coronavírus no país. Dos 200 novos casos detetados nas últimas 24 horas, 193 foram na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 200 novos casos de Covid-19, elevando para 32.700 o número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus no país. Trata-se de uma taxa de crescimento diária de 0,62%. Nas últimas 24 horas morreram 14 pessoas com a doença, segundo a última atualização ao boletim das autoridades de saúde portuguesas.

Desde o início do surto em Portugal, a 2 de março, foram detetados 32.700 casos confirmados de Covid-19 no país, ou seja, mais 200 do que os registados no dia anterior. A quase totalidade das novas infeções foram na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 193 dos novos casos a serem identificados nesta região, o que representa 96,5% do total.

Do número total de infetados, a maioria está a fazer o tratamento em casa, sendo que apenas 471 estão internados (menos três que ontem), dos quais 64 nos cuidados intensivos. Há 1.720 pessoas a aguardar resultados laboratoriais e quase 28 mil sob vigilância das autoridades de saúde.

Quanto ao número de mortes, há registo de 1.424 óbitos, mais 14 nas últimas 24 horas. “A taxa de letalidade global é de 4,4%. Já a taxa de letalidade acima dos 70 anos é de 17,3%”, adiantou Jamila Madeira, secretária de Estado adjunta e da Saúde, na conferência de imprensa desta segunda-feira, transmitida pela RTP3. Em Portugal, já 19.552 pessoas recuperaram da doença, mais 143 pessoas face ao balanço anterior.

Boletim epidemiológico de 1 de junho:

A nível regional, apesar de a região de Lisboa manter a tendência de crescimento do número de casos verificada nos últimos dias (com 11.335 casos e 363 mortes), o Norte continua a ser a região mais afetada no país pelo surto, com 16.760 casos confirmados e 791 mortes, ainda que sem novos casos. Segue-se o Algarve (372 casos e 15 mortes) e o Alentejo (259 casos e uma morte). Nas ilhas, os Açores registam 137 casos e 15 falecimentos, enquanto a Madeira tem 90 pessoas infetadas.

“A batalha não está ganha”. É preciso “desconfinar com segurança”

Na conferência de imprensa diária, a secretária de Estado adjunta e da Saúde explicou que face ao aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, esta região está sob “especial atenção” das autoridades de saúde, tendo, por isso, o Governo criado um “plano de resposta específico”. Segundo Jamila Madeira, a “estratégia é rastear, testar e sinalizar”, por forma a quebrar as cadeiras de transmissão e encontrar formas alternativas para reforçar a segurança.

Assim, a responsável lembra que “a batalha não está ganha”, apelando à população para que mantenha os cuidados necessários e que sejam “responsáveis”. “É imperativo desconfinar com segurança e distância social para que consigamos seguir em frente com bons resultados de saúde”, lembrou. Também a diretora-geral da Saúde apelou à “responsabilidade individual” para travar a propagação do Covid-19. “Está nas nossas mãos continuar a vencer este vírus”.

Questionada sobre eventuais reincidências do vírus, a diretora-geral da Saúde disse que quanto à “imunidade ainda temos que aprender muita coisa”, como por exemplo, “a quantidade de anticorpos de que é precisa”. “Algumas pessoas têm alta, recuperam, têm um teste negativo e voltam à sua vida. Depois, mais tarde, noutros contextos, são novamente testadas e têm resultado positivo”, apontou Graça Freitas.

(Notícia atualizada às 14h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 200 novos casos de Covid-19, 96,5% em Lisboa e Vale do Tejo. Já morreram 1.424 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião