IP Telecom vai gerir cabos submarinos que ligam Açores e Madeira

  • Lusa
  • 9 Junho 2020

O presidente da Anacom disse no Parlamento ter a confirmação do Governo de que a IP Telecom será nomeada para gerir os cabos submarinos que ligam Açores e Madeira. É "boa notícia" para o país, disse.

O presidente da Anacom anunciou que a IP Telecom vai ser responsável pela “gestão dos cabos submarinos” que ligam as regiões dos Açores e da Madeira.

João Cadete de Matos falava na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito da audição das Entidades Administrativas Independentes, e acerca da concorrência no setor das telecomunicações e consequências na implementação do 5G, a requerimento do Bloco de Esquerda (BE).

Questionado sobre o tema, o presidente da Anacom recordou que presidiu ao grupo de trabalho que estudou a questão do futuro dos cabos submarinos. “Tenho dito repetidas vezes” que a questão dos cabos submarinos dos Açores e Madeira é um “problema do país”, que só tem “a ganhar com as plataformas atlânticas”, salientou, referindo que a confirmação que tem do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, que o “Governo irá com muita celeridade tomar uma decisão relativamente às recomendações que foram feitas” pelo grupo de trabalho.

Acrescentou que o Governo “terá aceitado uma das recomendações do grupo de trabalho relativamente à existência de um operador público responsável pela gestão dos cabos submarinos”, sublinhando que isso “é essencial para que seja um operador grossista neutro, que assegure a qualidade do funcionamento” e os preços competitivos para que os Açores e a Madeira “não tenham nenhuma descriminação quer quanto às ofertas, para que exista concorrência, quer quanto às capacidades” dos cabos submarinos.

“O senhor ministro, a informação que me deu, é que essa decisão estará iminente e que a empresa IP Telecom será responsável, de acordo com decisão do Conselho de Ministros, pela gestão dos cabos submarinos”, acrescentou. Trata-se de uma “boa notícia” e “estou confiante de que se comece energicamente” a trabalhar nisso, disse, referindo que a informação de que dispõe é que tal acontecerá “nos próximos dias”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IP Telecom vai gerir cabos submarinos que ligam Açores e Madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião