Óscares adiados por dois meses. Cerimónia vai ser a 25 de abril de 2021

O período de elegibilidade para os prémios do próximo ano também será prolongado, sendo que agora poderão ser escolhidos filmes que estrearam até 28 de fevereiro.

A cerimónia dos Óscares foi adiada para 25 de abril do próximo ano, dois meses depois da data inicialmente prevista, devido ao impacto do Covid-19 na indústria. Para além disso, o período de elegibilidade para os prémios do próximo ano também será prolongado, sendo que agora poderão ser escolhidos filmes que estrearam até 28 de fevereiro.

O surto de coronavírus fechou os cinemas em todo o mundo em meados de março e interrompeu a produção de filmes, motivando assim esta decisão. O prazo para que os filmes se qualificarem para uma nomeação para os Óscares é tipicamente o final do ano, estando assim marcado para 31 de dezembro de 2020. No entanto, foi estendido para 28 de fevereiro que era, originalmente, a data prevista para a cerimónia, adiantou a Vulture (acesso livre, conteúdo em inglês).

O objetivo é dar a “flexibilidade que os cineastas precisam para terminar e divulgar os filmes sem serem penalizados por algo que está fora do controlo de qualquer um”, disseram o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, David Rubin, e o diretor executivo, Dawn Hudson, em comunicado, sendo que dezenas de lançamentos de filmes foram adiados para 2021.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tinha já avançado com algumas medidas para fazer face à pandemia. No final de abril anunciou que iria permitir que alguns filmes lançados em plataformas de streaming, como a Netflix, e com lançamentos digitais se qualifiquem para os Óscares do próximo ano. Com esta alteração, as datas dos vários prémios da indústria de Hollywood, como por exemplo os Globos de Ouro, também poderão sofrer mudanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Óscares adiados por dois meses. Cerimónia vai ser a 25 de abril de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião