“Se é para fazer um novo Novo Banco, não vale a pena”, diz Moreira sobre a TAP

  • ECO
  • 16 Junho 2020

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, diz que se o dinheiro a injetar pelo Governo for para transformar a TAP numa micro companhia ou num Novo Banco "não vale a pena" o investimento.

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, diz desconhecer o plano do Governo que visa salvar a TAP da bancarrota, mas mostra-se reticente relativamente à sua implementação. Em entrevista à Antena 1, esta terça-feira, o autarca diz que se o dinheiro a injetar for para transformar a TAP numa micro companhia ou num Novo Banco, “não vale a pena”.

“Se é para a TAP ser uma micro companhia, pergunto se o país lá pode por — não é deve por — mil milhões de euros?”, começa por dizer Rui Moreira, referindo-se a um investimento por parte do Governo que deverá ter como consequência uma redução da operação, ou mesmo o despedimento de trabalhadores, como forma de tornar viável a companhia de aviação.

Mas o autarca vai ainda mais longe nas suas reticências relativamente à injeção que será necessária fazer, colocando mesmo em “xeque” a estratégia e a eficácia da sua aplicação.

“Se vamos por dinheiro nosso — do contribuinte português — é preciso que a TAP obedeça àquilo que é um desígnio estratégico nacional”, diz referindo-se em concreto ao tratamento que tem sido dado no que respeita à operação do Porto. E socorre-se da decisão da Comissão Europeia sobre essa matéria, lembrando que a “verba que deve ser investida na TAP só faz sentido se a TAP desempenhar funções de promoção económica e turística” e que “se o fizer terá que o fazer também no Porto”.

Se é para salvar uma empresa privada, se é para fazer um novo Novo Banco, não vale a pena“, remata Rui Moreira sobre o dossiê TAP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Se é para fazer um novo Novo Banco, não vale a pena”, diz Moreira sobre a TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião