Portugal perdeu 97% dos turistas em abril devido à pandemia. Receitas afundaram para 5,7 milhões

A pandemia começou a ter impacto no turismo em março mas, em abril, as consequências foram ainda maiores. No quarto mês do ano houve uma queda de 97% no número de turistas.

Os efeitos do surto de coronavírus começaram a ser sentidos em março, mês em que se perdeu mais de metade dos turistas, mas em abril o impacto foi ainda maior. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no quarto mês do ano o número de turistas a passar pelo país afundou 97%, numa altura em que a maioria das fronteiras já estava fechada. O destaque foram, claro, os hóspedes estrangeiros, que caíram 99%.

Em abril, passaram pelos alojamentos turísticos nacionais 60.100 hóspedes, o equivalente a uma quebra de 97,4% face ao mesmo mês do ano passado. Deste total, a maioria correspondeu a turistas nacionais (45.100), mas também estes recuaram 94,9%. A maior quebra foi mesmo observada nos hóspedes internacionais, que caíram 99% para apenas 15.000.

Estes números traduzem-se num corte de 97% para 175.500 milhões de dormidas, devido especialmente à quebra observada nas dormidas de não residentes, que caíram 98,6%, enquanto as dos residentes caíram 93%. Na hora de escolher onde ficar alojado, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e o Norte foram as regiões preferidas, enquanto as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira observaram as maiores perdas.

A informação deste destaque, respeitante a abril, reflete efeitos da pandemia Covid-19, quer no comportamento da atividade turística, quer na quantidade de informação primária disponível para a compilação dos resultados apresentados”, refere o INE.

Dos pouco mais de 15 mil hóspedes estrangeiros que passaram por Portugal em abril, a maioria veio de Espanha (2.518) e do Brasil (1.971). Analisando todas as nacionalidades, que caíram todas na ordem dos 99%, as maiores quebras observaram-se nos hóspedes vindos da Irlanda (99,6%) e do Reino Unido (99,4%).

Preços dos quartos caíram, assim como as receitas

Neste cenário, os preços médios por quarto ocupado também desceram. De acordo com os dados do INE, o rendimento médio por quarto ocupado em abril ficou nos 47,8 euros, menos 40,7% do que no mesmo mês do ano anterior. Mas houve zonas onde as descidas foram mais acentuadas, como na Região Autónoma da Madeira, onde este indicador caiu mais de 60%.

Face a estas quedas abruptas, os impactos nas receitas turísticas foram notórios. Em abril, os proveitos totais ascenderam a 5,7 milhões de euros, uma descida de 98,3%, enquanto os proveitos de aposento tocaram os cinco milhões de euros, menos 98%.

(Notícia atualizada às 11h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal perdeu 97% dos turistas em abril devido à pandemia. Receitas afundaram para 5,7 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião