5 coisas que vão marcar o dia
Arrancam as audições para tentar travar a ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal, enquanto António Mexia apresenta a contestação das medidas de coação propostas pelo Ministério Público.
A semana começa com uma parte do Parlamento a tentar travar a suposta ida de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal, enquanto António Mexia vai apresentar a contestação das medidas de coação propostas pelo Ministério Público no processo EDP.
Hoje é também dia de o Ministério da Saúde reunir com o presidente da Área Metropolitana de Lisboa para discutir medidas de mitigação do novo coronavírus nos concelhos mais afetados da região. A Estratégia Nacional para o Hidrogénio será ainda um dos temas a marcarem o dia.
Arrancam audições para travar a ida de Centeno para o Banco de Portugal
A semana arranca com as primeiras audições no Parlamento para travar a suposta ida de Mário Centeno para a liderança do Banco de Portugal. Estas audições, propostas pelo PAN e PEV, foram aprovadas contra a vontade do PS. As propostas estabelecem um “período de nojo” de cinco anos entre o exercício de um cargo político, como o que Centeno ocupou desde 2015, e a posição em causa, sendo que haverá abertura política para reduzir este período, eventualmente para os três anos. De acordo com o Expresso, o PS planeia pedir audições, incluindo ao Banco Central Europeu, alegadamente para atrasar uma eventual aprovação destes diplomas.
António Mexia tem até hoje para apresentar defesa
O presidente executivo da EDP, António Mexia, tem até hoje para apresentar a contestação das medidas de coação propostas pelo Ministério Público no processo que investiga as rendas excessivas pagas à elétrica, entre as quais a suspensão de funções do gestor. Este prazo já foi prorrogado uma vez, depois do juiz Carlos Alexandre ter reconhecido que os advogados ainda não tinham tido acesso a todo o processo. Também o líder da EDP Renováveis e administrador da EDP, João Manso Neto, é arguido no processo, estando ambos acusados de “quatro crimes de corrupção ativa e um crime de participação económica em negócio” em “coautoria”.
Saúde discute com autarquias de Lisboa medidas de contenção
O Ministério da Saúde vai reunir esta segunda-feira com o presidente da Área Metropolitana de Lisboa e com os presidentes de Câmaras Municipais da Grande Lisboa para discutir algumas medidas específicas a adotar nos concelhos mais afetados mais afetados pela pandemia. Lisboa tem registado a maior parte dos casos de infeção que têm sido registados no país, nomeadamente o concelho de Sintra.
Estratégia Nacional para o Hidrogénio em discussão
O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, vai participar na discussão da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2) com as comunidades científicas e de investigação e inovação, num evento presidido pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Apresentada recentemente, esta estratégia poderá captar até 7.000 milhões de euros em investimento nesta vertente, estima o Governo.
Frankfurt “acolhe” cimeira de finanças com nomes de peso
A cidade alemã de Frankfurt acolhe esta segunda-feira uma cimeira híbrida sobre finanças, com sessões presenciais e outras por videochamada, dedicada ao tema “A Nova Realidade Europeia – Gerir a Crise”. Nela vão estar alguns nomes de peso do panorama europeu em plena pandemia do Covid-19, como é o caso do ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, mas também de Valdis Dombrovskis (vice-presidente executivo da Comissão Europeia), Luis de Guindos (vice-presidente do BCE), Jens Weidmann (presidente do Bundesbank) e Werner Hoyer (presidente do Banco Europeu de Investimento). Arranca às 8h00, hora de Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}