Seguros de crédito com garantias do Estado atingiram 50 milhões. Cobriram 229 milhões em exportações

Entre março e maio, o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47% relativamente ao mesmo período de 2019 devido à pandemia.

A linha de seguros de crédito com garantias do Estado atingiu os 50 milhões de euros entre março e maio. As operações aprovadas no âmbito desta linha abrangeram 229 milhões de euros em exportações.

As exportações potenciadas pela linha de seguros de créditos de curto prazo para países fora da OCDE totaliza cerca de 7% das exportações portuguesas de bens e serviços destinados a mercados fora da União Europeia, segundo dados divulgados esta segunda-feira pela COSEC – Companhia de Seguro de Créditos.

“Durante esses três meses, o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47% relativamente ao mesmo período de 2019, em consequência da redução dos níveis de cobertura por parte das companhias de seguros de créditos comerciais, decorrente do aumento de risco causado pela pandemia do Covid-19 e da subsequente crise económica”, explica a COSEC em comunicado.

O prazo médio de decisão reduziu-se em cerca de 40%, para 5,8 dias úteis desde a entrada da candidatura, em coberturas até um milhão de euros, que é o limite máximo de competência de decisão atribuída à COSEC nesta linha.

“Atualmente, todo o processo desta Linha de Seguros de Créditos, a que verifica a maior procura, é realizado online, desde a apresentação das candidaturas pelas empresas, na plataforma SCGEnet, à avaliação e decisão sobre o Seguro de Créditos com Garantia do Estado e à própria contratação dos seguros, com emissão e disponibilização dos documentos contratuais aos segurados na mesma plataforma”, acrescenta a seguradora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros de crédito com garantias do Estado atingiram 50 milhões. Cobriram 229 milhões em exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião