Diretor de risco do BES foi promovido a administrador do Novo Banco com Ramalho

  • ECO
  • 24 Junho 2020

O diretor de risco do BES subiu a administrador do Novo Banco com António Ramalho e foi reconduzido nesse cargo pelo Lone Star. Banco de Portugal deu "luz verde".

O diretor de risco do Banco Espírito Santo (BES) foi promovido a administrador do Novo Banco por António Ramalho, com o aval do Banco de Portugal. Segundo avança, esta quarta-feira, o Público (acesso condicionado), o supervisor não só não colocou problemas a essa nomeação, como fez o convite a Rui Fontes, apesar do cargo que tinha desempenhado anteriormente.

Contactado pelo jornal, o gestor sublinha que cumpria todos os requisitos regulatórios exigidos para desempenhar lugares em administrações de bancos. E depois de ter sido convidado, em 2016, pelo Fundo de Resolução para o cargo em causa, Rui Fontes foi mesmo reconduzido na equipa de António Ramalho, em 2017, pelo Lone Star, após a venda do Novo Banco.

Na ocasião, o Banco de Portugal frisava que o gestor não fora visado em nenhum processo contraordenacional como diretor de risco do BES, daí não ver qualquer problema no exercício do cargo em questão. De notar que é o gabinete de risco que controla efetivamente as decisões de crédito da instituição, tendo sido crítico pelas debilidades que ficaram à mostra, por exemplo, pela grande exposição do BES ao GES.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diretor de risco do BES foi promovido a administrador do Novo Banco com Ramalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião