Diretor de risco do BES foi promovido a administrador do Novo Banco com Ramalho

  • ECO
  • 24 Junho 2020

O diretor de risco do BES subiu a administrador do Novo Banco com António Ramalho e foi reconduzido nesse cargo pelo Lone Star. Banco de Portugal deu "luz verde".

O diretor de risco do Banco Espírito Santo (BES) foi promovido a administrador do Novo Banco por António Ramalho, com o aval do Banco de Portugal. Segundo avança, esta quarta-feira, o Público (acesso condicionado), o supervisor não só não colocou problemas a essa nomeação, como fez o convite a Rui Fontes, apesar do cargo que tinha desempenhado anteriormente.

Contactado pelo jornal, o gestor sublinha que cumpria todos os requisitos regulatórios exigidos para desempenhar lugares em administrações de bancos. E depois de ter sido convidado, em 2016, pelo Fundo de Resolução para o cargo em causa, Rui Fontes foi mesmo reconduzido na equipa de António Ramalho, em 2017, pelo Lone Star, após a venda do Novo Banco.

Na ocasião, o Banco de Portugal frisava que o gestor não fora visado em nenhum processo contraordenacional como diretor de risco do BES, daí não ver qualquer problema no exercício do cargo em questão. De notar que é o gabinete de risco que controla efetivamente as decisões de crédito da instituição, tendo sido crítico pelas debilidades que ficaram à mostra, por exemplo, pela grande exposição do BES ao GES.

Apoie o jornalismo económico independente. Contribua

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.

Introduza um valor

Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.

Comentários ({{ total }})

Diretor de risco do BES foi promovido a administrador do Novo Banco com Ramalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião