Costa formaliza “hoje ou amanhã” nomeação de Centeno para o Banco de Portugal

Primeiro-ministro explicou que já falou com partidos e vai formalizar a nomeação nos próximos dias.

A nomeação de Mário Centeno como próximo governador do Banco de Portugal está por dias. O primeiro-ministro António Costa anunciou que já expressou aos vários partidos os planos sobre a substituição de Carlos Costa à frente do banco central e acrescentou que vai formalizar a nomeação nos próximos dias.

“Já falámos com todos os partidos, fomos transmitindo a nossa intenção. Entre hoje e amanhã, formalizarei o processo de audição parlamentar, que nos termos da lei tem de acontecer“, disse Costa, na conferência de imprensa em que anunciou as novas medidas de confinamento no país. “Esperamos que aconteça com tranquilidade já que o mandato do governador termina nos próximos dias”, sublinhou.

Atualmente, a Lei Orgânica do Banco de Portugal obriga a que a designação do governador seja feita por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta do ministro das Finanças e após audição por parte da comissão competente da Assembleia da República, que deve elaborar o respetivo relatório descritivo.

O nome do próximo governador ainda não está confirmado, mas na semana passada, após a cerimónia posse de João Leão como novo ministro de Estado e das Finanças, António Costa admitiu que Mário Centeno “é uma hipótese” para o cargo de governador do Banco de Portugal. Aliás, o primeiro-ministro reuniu-se esta semana com Carlos Costa e já lhe comunicou essa intenção.

Só falta acertar o calendário da mudança, sendo que o governador termina o mandato no início de julho e Mário Centeno termina o mandato à frente da presidência do Eurogrupo a 9 de julho. No entanto, o processo poderá encontrar um entrave no Parlamento, onde está a discussão o diploma que pretende implementar um período de nojo para a nomeação do cargo.

(Notícia atualizada às 17h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa formaliza “hoje ou amanhã” nomeação de Centeno para o Banco de Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião