Lisboa segue Europa apesar da pressão do setor da energia

Apesar dos receios em torno da pandemia de coronavírus, as bolsas europeias arrancaram a última sessão da semana no verde. Lisboa segue essa tendência positiva.

Em linha com as demais praças do Velho Continente, Lisboa arrancou a última sessão da semana acima da linha de água. Isto apesar dos receios em torno da pandemia de coronavírus. A protagonizar os ganhos mais expressivos na praça nacional estão os títulos dos CTT, que sobem mais de 1,6%. E em “terreno negativo”, destaque para a EDP e para a Galp Energia.

O índice de referência nacional, o PSI-20, valoriza 0,47% para 4.393,27 pontos, seguindo a tendência positiva registada nas restantes praça europeias. O pan-europeu Stoxx 600 avança 0,9%, o francês CAC sobe 1,1%, o espanhol Ibex soma 0,9% e o alemão Dax valoriza 1%.

Por cá e acima da linha de água, destaque para os títulos do BCP, que avançam 0,73% para 0,1108 euros. A protagonizar os ganhos mais expressivos do arranque desta sessão estão as ações dos CTT, que somam 1,67% para 2,135 euros. Esta semana, os espanhóis da Indumenta Pueri e o Norges Bank reportaram um aumento nas suas posições no capital da empresa de correios, apesar da tendência negativa registada recentemente.

No verde, destaque também para as papeleiras: os títulos da Navigator sobem 1,04% para 2,142 euros, os da Altri avançam 0,63% para 4,146 euros. No mesmo setor, mas a contrariar, as ações da Semapa caem 0,25% para 8,05 euros.

No setor do retalho, os títulos da Jerónimo Martins sobem 0,63% para 15,88 euros, e os da Sonae avançam 0,55% para 0,6385 euros. A propósito, a dona do Pingo Doce informou que foi aprovada a distribuição de um dividendo bruto de 0,207 euros por ação, que ocorrerá a 15 de julho.

Em “terreno negativo”, destaque para os títulos da EDP, que recuam 0,72% para 4,145 euros e pesam sobre Lisboa. Os investidores têm estado preocupados com o processo judicial que implica dois gestores do grupo, António Mexia e João Manso Neto. Ainda assim, os títulos da EDP Renováveis estão acima da linha de água: avançam 0,68% para 11,82 euros. E no “vermelho”, está a Galp Energia, cujas ações desvalorizam 0,19% para 10,635 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue Europa apesar da pressão do setor da energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião