5 coisas que vão marcar o dia

A semana começa com o Reino Unido a divulgar se Portugal está na lista de países com quem vai estabelecer corredores turísticos e com o INE a publicar dados sobre a avaliação bancária em maio.

A semana arranca com o turismo nacional à espera para saber se haverá, ou não, um corredor turístico com o Reino Unido. Caso o Governo britânico exclua Portugal da lista de acordos, os portugueses que viajarem para as terras de sua magestadade terão de cumprir uma quarentena de 14 dias à chegada. Esta segunda-feira, o INE vai publicar dados sobre a avaliação bancária e o número de horas trabalhadas no retalho em maio. É ainda dia de a OCDE publicar as estimativas para o desemprego este ano e de a Comissão Europeia mostrar como estava a confiança dos consumidores em junho.

Reino Unido anuncia acordo aéreo com países europeus. Como ficará Portugal?

O Governo britânico vai anunciar esta segunda-feira os acordos aéreos que estabeleceu com países da Europa para voltar a dar um ânimo ao turismo. Inicialmente falava-se que uma ponte aérea estava a ser negociada com o Governo português mas, na passada quinta-feira, de acordo com o jornal britânico The Telegraph, Portugal deverá ficar de fora destes acordos, devido ao elevado número de casos de coronavírus que tem sido registado na capital e no Algarve. Caso isto aconteça, os portugueses que viajarem para o Reino Unido terão de cumprir uma quarentena de 14 dias à chegada.

INE mostra como evoluiu a avaliação bancária em maio

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai mostrar esta segunda-feira como evoluiu a avaliação que os bancos fizeram das casas no mês de maio. Em abril, este indicador voltou a bater um recorde ao fixar-se em 1.111 euros por metro quadrado, retomando o rumo ascendente apesar dos efeitos da pandemia. Contudo, no quarto mês do ano, o número de imóveis sujeitos a avaliação bancária baixou 2% face há um ano.

Quantas horas se trabalharam nos centros comerciais em maio?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar esta segunda-feira o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho em maio. Este indicador mostra como evoluiu a atividade dos centros comerciais em maio, mês em que estiveram encerrados devido à pandemia, mantendo apenas os supermercados a funcionar.

OCDE publica perspetivas do emprego para 2020

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Económico (OCDE) vai publicar esta segunda-feira as perspetivas do emprego para 2020, um ano que está a ser fortemente prejudicado pela pandemia. Os números que têm sido publicados até agora apontam para aumentos na taxa de desemprego. Os dados mais recentes divulgados pela OCDE, referentes a abril, indicavam um aumento de 2,9 pontos percentuais na taxa de desemprego para 8,4%, um recorde que refletia o impacto das medidas de confinamento adotadas na sequência da pandemia.

Comissão Europeia mostra como estava a confiança dos consumidores em junho

A Comissão Europeia vai publicar esta segunda-feira o indicador do sentimento económico e clima de negócios observados em junho, que devem apontar no sentido de uma descida devido aos efeitos da pandemia. Os dados mais recentes, referentes a maio, mostram que este indicador registou um valor de 63 pontos percentuais em Portugal, abaixo dos 66,9 pontos verificado em abril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião