Portugal falha na redução da disparidade salarial entre homens e mulheres

  • ECO
  • 29 Junho 2020

Comité dos Direitos Sociais do Conselho da Europa acusa Portugal de violar o compromisso que assumiu de promover a igualdade de género a nível salarial.

Portugal não fez o suficiente para garantir a igualdade de rendimentos entre homens e mulheres, considerou o Comité de Direitos Sociais do Conselho da Europa, avança o Público (acesso condicionado). No entanto, ilibou Portugal das acusações relacionadas com a legislação em vigor e a sua aplicação.

“As medidas adotadas para promover oportunidades para homens e mulheres no que diz respeito ao salário são insuficientes e não resultaram num progresso visível”, o que acaba por constituir uma violação do previsto na carta, defende o comité. De acordo com os números publicados pelo Eurostat, o comité assinala que em 2010, os salários das mulheres por hora eram 12,8% inferiores aos dos homens e que em 2017, apesar de se ter iniciado entretanto uma trajetória descendente, essa diferença era mais alta (16,3%).

O Comité de Direitos Sociais do Conselho da Europa diz que o país está a violar o Artigo 20.º c. Carta Social Europeia Revista — assinada por Portugal em 1996, ratificada em 2001 e com entrada em vigor em 2002 — que determina que deve ser garantido o direito a oportunidades e tratamentos iguais no emprego, sem descriminação por género, relativamente a salários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal falha na redução da disparidade salarial entre homens e mulheres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião