Ministra da Saúde garante que pandemia não está fora de controlo

Ministra da saúde diz que maior dificuldade do país é "quebrar cadeias de transmissão que se têm mantido de forma persistente". Medina já veio dizer que as críticas que fez foram as chefias regionais.

A ministra da Saúde, Marta Temido, negou que a pandemia em Portugal esteja fora de controlo e admite que a maior dificuldade é quebrar as cadeias de transmissão. “Não se pode falar em descontrolo, o que se pode falar é numa situação de dificuldade em quebrar cadeias de transmissão que se têm mantido de uma forma persistência“, destaca a ministra da Saúde em entrevista à RTP.

Marta Temido assume que o país “não está a responder homogeneamente” à doença, mas garante que a DGS mantém a confiança nas chefias de saúde pública na região de Lisboa e Vale do Tejo. “Se houver necessidade de fazer alterações elas vão ser feitas, mas temos que dar tempo para que as coisas aconteçam”, refere.

A ministra da Saúde respondeu ainda às criticas do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que disse que o aumento do número de infetados por Covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, disse no podcast do PS “Política com Palavra”, que essas críticas sobre o combate à Covid-19 são apenas para as chefias regionais.

“Fui muito claro nas declarações que fiz, estava a referir-me às chefias de âmbito regional e à equipa que está hoje no terreno de âmbito regional (…). Na dimensão da estrutura da resposta da saúde de Lisboa, é evidente que é necessário uma rápida adaptação das chefias e também da dimensão dos recursos que estão ao dispor”, explica no podcast do PS Fernando Medina.

Marta Temido garante que as chefias da região de Lisboa não são incompetentes, mas assume que Medina possa ter alguma razão em algumas críticas. “O presidente da Câmara de Lisboa terá razão em muitas críticas que faz, mas agora temos é de continuar a trabalhar e continuar a construir”, refere Marta Temido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Saúde garante que pandemia não está fora de controlo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião