Poupança das famílias na Zona Euro dispara para nível recorde com confinamento

Nunca as famílias da Zona Euro pouparam tanto. Segundo o Eurostat, a taxa de poupança disparou no primeiro trimestre para 16,9%, o valor mais elevado de sempre.

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro atingiu o valor recorde no primeiro trimestre, quando os Estados-membros começaram a introduzir várias medidas de restrição para combater a propagação do vírus.

De acordo com o Eurostat, a taxa de poupança fixou-se nos 16,9% nos primeiros três meses do ano, o valor mais elevado desde o início da série, em 1999. Compara ainda com a taxa de 12,7% registada em dezembro de 2019.

O gabinete de estatísticas europeu explica que a subida trimestral da taxa de poupança está relacionada, em parte, com o aumento do rendimento disponível, mas deve-se sobretudo à quebra do consumo.

Em sentido contrário, a taxa de investimento das famílias baixou. Passou dos 9,1% no quarto trimestre de 2019 para 8,7% no primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Poupança das famílias na Zona Euro dispara para nível recorde com confinamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião