Bruxelas aumenta ajudas ao setor vitivinícola

  • Lusa
  • 7 Julho 2020

O reforço das medidas de apoio ao setor vitivinícola passa pelo aumento em 10% do cofinanciamento da UE às medidas nacionais, para um máximo de 70%, anunciou a Comissão Europeia.

A Comissão Europeia aumentou esta terça-feira em 10% a contribuição financeira da União Europeia (UE), para os 70%, para as medidas nacionais de apoio ao setor vitivinícola, na sequência da crise da covid-19.

Segundo um comunicado divulgado, o reforço das medidas de apoio ao setor vitivinícola passa pelo aumento em 10% do cofinanciamento da UE às medidas nacionais, para um máximo de 70%.

Estas novas medidas preveem ainda a autorização por seis meses de medidas de auto-organização do mercado por parte dos operadores, autorizando-os, nomeadamente, a planear atividades de promoção conjuntas, a organizar o armazenamento por operadores privados e a planear conjuntamente a produção.

Bruxelas autorizará os Estados-membros a pagarem adiantamentos aos operadores para operações de destilação e de armazenamento em situação de crise que já estejam em curso. Estes adiantamentos, que podem cobrir até 100% dos custos, permitirão a utilização integral dos fundos recebidos a título dos seus programas nacionais de apoio para este ano.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 535 mil mortos desde dezembro de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas aumenta ajudas ao setor vitivinícola

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião