Bolsa de Lisboa cai após dois dias de ganhos. Cede à pressão da energia

Degradação do sentimento dos investidores face à evolução dos contágios pelo coronavírus e à recuperação económica dita perdas em Lisboa e para as ações europeias. Universo EDP e Galp pesam no PSI-20.

A bolsa nacional arrancou a sessão em terreno negativo, alinhada com as pares europeias, com os investidores a revelarem os seus receios perante o aumento de casos de Covid-19 nos EUA e à expectativa de uma recessão económica mais profunda na Europa. Os títulos do setor da energia, são os que mais pesam no rumo negativo do PSI-20.

Após dois dias de ganhos, o índice PSI-20 recua 0,64%, para 4.423,59 pontos, com a grande maioria dos títulos que o compõem no vermelho. Na Europa, a tendência também é negativa, com o Stoxx 600 — índice que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas do Velho continente — a perder 0,6%.

A evolução das ações europeias está a ser influenciado pela degradação das expectativas dos investidores face à evolução da Covid-19 marcada pelo aumento de contágios nos EUA e os alertas relativamente à recuperação dos principais blocos económicos.

Na terça-feira, o presidente da Fed de Atlanta alertou que a recuperação da economia norte-americana está “mais instável” à medida que o número de casos continua a aumentar. Do lado de cá do Atlântico, os sinais também não são muito animadores, com a Comissão Europeia a prever uma recessão ainda mais profunda na Europa.

Por Lisboa, as cotadas do universo EDP destacam-se pela negativa, corrigindo do disparo de mais de 4% da sessão anterior no rescaldo da suspensão de funções dos respetivos CEO devido ao caso EDP. As ações da EDP deslizam 1,13%, para os 4,474 euros, enquanto as da participada Renováveis perde 0,76%, para os 13,06 euros.

Também no setor da energia, as ações da Galp recuam 0,61%, para os 10,55 euros, alinhadas com a desvalorização das cotações do petróleo nos mercados internacionais.

Já o BCP vê os seus títulos desvalorizarem 0,55%, para os 10,84 cêntimos, contribuindo também para o rumo negativo do índice lisboeta. Por sua vez, os da Nos caem 0,95%, para os 3,546 euros.

(Notícia atualizada às 8h27)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa cai após dois dias de ganhos. Cede à pressão da energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião