Morreu o advogado de Sócrates, João Araújo

  • ECO
  • 8 Julho 2020

João Araújo, advogado de José Sócrates na Operação Marquês, morreu esta noite na sua residência de doença prolongada.

O advogado de José Sócrates, João Araújo, morreu esta noite na sua residência, avançou a RR. O representante do ex-primeiro ministro sofria de cancro há vários anos.

O defensor do antigo primeiro-ministro José Sócrates, no âmbito do processo Operação Marquês estava a piorar de dia para dia e já estava a ser acompanhado em casa por uma enfermeira. Nas alegações finais do debate instrutório de José Sócrates, realizadas na semana passada, já só o advogado Pedro Delille esteve presente.

Assertivo e polémico nas palavras, tipo por hábito não ser muito diplomata com a classe jornalística à saída das várias diligências que nos últimos anos teve de acompanhar o ex-primeiro ministro, José Sócrates. E chegou a acusar o procurador responsável pelo caso ‘Operação Marquês’, Rosário Teixeira, de censura e reiterou, vezes sem conta, não existirem provas contra o seu cliente. “Se fosse jornalista, o que eu perguntaria era o que é que o Ministério Público quer esconder, o que é que está no processo que eles não querem que se saiba”, atirou o advogado, alegando que o MP quer esconder “até à última” que o ex-primeiro-ministro foi preso sem “terem provas e factos”, disse em tempos.

Chegou a ser processado e obrigado a pagar 12 mil euros a uma jornalista, depois de lhe ter dito “vá tomar banho”, em pleno direto televisivo.

Foi ainda advogado no processo das FP-25 mas quando chegou ao Campus de Justiça, logo após a detenção de Sócrates, em novembro de 2014, era um simples advogado desconhecido do público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o advogado de Sócrates, João Araújo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião